1 de janeiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 84

84)Que é pecado venial?
Pecado venial é uma desobediência à lei de Deus em matéria leve ou em matéria grave, mas sem plena advertência ou consentimento.
Ah, esses travessos! não há dia em que não façam qualquer estrago! Pois não vês? Estão roubando uvas da chácara de um senhor. Conheces alguns deles?
Esses rapazinhos não podem tirar essas uvas, porque não lhes pertencem, e apropriar-se dos bens alheios é proibido pelo sétimo mandamento. Roubando uvas, desobedecem eles a Deus e cometem, por conseguinte, um pecado.
É, acaso, um pecado mortal? Não, porque estão tirando apenas alguns cachos, cometem um pecado leve. Alguns deles, talvez nunca foram ao catecismo, nem sabem que estão fazendo uma ação má. Outros, nem pensavam em roubar, se estivessem sós, mas foram arrastados pelos companheiros. Estão, em resumo, fazendo todos um pecado venial.
Este pecado é, pois, uma ofensa feita a Deus em matéria leve, ou mesmo em matéria grave, mas sem plena advertência e sem pleno consentimento. O pecado do venial não tira a graça de Deus, mas, dispõe a alma para o pecado mortal e fá-la merecer o purgatório.
Adverte o Espírito Santo: "Aquele que despreza as coisas pequenas pouco a pouco cairá (em outras maiores)" (Eclesiástico, 19,1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.