22 de janeiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 97

97) Que nos ordena o sexto Mandamento?
O sexto Mandamento ordena-nos que sejamos "santos no corpo", tendo o máximo respeito pela própria pessoa e pela dos outros, como obras de Deus e templos onde Ele mora com sua presença e sua graça.
Queridos meninos, no dia do vosso batismo, o sacerdote colocou sobre vós uma veste branca, símbolo da graça de Deus. Essa graça revestiu vossa alma de inocência e fêz de vosso corpo o templo do Espírito Santo.
Se já fizestes a Primeira Comunhão, sabeis que vosso coração foi santificado com a presença de Jesus e tornou-se um tabernáculo vivo. Assim como respeitais a Igreja, que é a Casa de Deus, deveis respeitar o vosso corpo também consagrado ao Senhor.
Sêde sempre castos. Tende também um grande respeito pela pessoa do próximo. S. Luís era tão puro, que todos, ao contemplarem-no, sentiam-se livres de maus pensamentos.
Para conservardes a pureza, recebei fregüentemente a Jesus na Santa Comunhão. Fugi da ociosidade e evitai as más companhias. Quando pois, se for o tentador avizinhando de vós, recorrei depressa à Virgem Imaculada e chamai em vosso auxílio o vosso Anjo da Guarda. Fazei todos os dias uma pequena mortificação. Bem-aventurados os jovens, que puderem levar para o tribunal de Deus a cândida veste da alma, recebida no batismo.
O amigo dos jovens, S. João Bosco, dizia: "A modéstia é a flor da juventude. Levantai vosso braço, mostrando essa flor. Estareis seguros!" (Memórias Biográficas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.