4 de janeiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 86 - 2ª Parte

86) Que nos proíbe o primeiro Mandamento?
IIª parte: O primeiro Mandamento proíbe-nos a idolatria, a superstição.
Por que Moisés quebrou desse modo as tábuas da Lei? Já to explico. Quando ele subiu o monte Sinai para receber os Mandamentos, esteve lá durante quarenta dias em colóquio com Deus.
Os hebreus que estavam no deserto e lá viviam em suas tendas, cansados de esperá-lo, disseram: Moisés não volta mais; que lhe terá acontecido? Façamos então nossos deuses. Fabricaram um bezerro de ouro e ofereceram-lhe dons e sacrifícios como se fosse ele o verdadeiro Deus. Ao descer do monte e vendo que eles adoravam um ídolo, Moisés quebrou indignado as tábuas da Lei, destruiu o bezerro e castigou os que haviam cometido tão grave pecado de idolatria.
"Superstição" quer dizer honrrar como a Deus as criaturas ou o demônio, assim como fazem os infiéis e os selvagens. É também adorar o Deus verdadeiro, mas de maneira diversa da que nos ensina a Santa Igreja.
São supersticiosos os que recorrem aos espíritos, os que consultam adivinhos, os que acreditam na força duma ferradura de cavalo, nas figuinhas etc. São os que tem medo que o número treze e a "sexta-feira" sejam portadores de desgraças e os que fazem orações não aprovadas pela Igreja e sem sentido real.
Os jovens sérios e inteligentes não são supersticiosos.
"Temerás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás" (Deuterônomio, 6,13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.