3 de janeiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 86 - 1ª Parte

86) Que nos proíbe o primeiro Mandamento?
Iª parte: O primeiro Mandamento proíbe-nos a impiedade, a idolatria, a superstição, a irreligiosidade, a heresia e a ignorância das verdades da fé.
O primeiro Mandamento, enquanto se refere à virtude da religião, proíbe-nos a impiedade.
Impiedade quer dizer: negar a Deus a honra que Lhe é devida. Por exemplo: um homem que não vai à Missa, que não faz sua comunhão pascal, que zomba de Deus, dos mandamentos, dos Santos e das coisas sagradas.
Mas o Espírito Santo nos diz que "Deus aborrece igualmente o ímpio e sua impiedade" (Sabedoria, 14,9) e o Senhor pune com tremendos castigos este horrível pecado.
Baltazar era um rei ímpio e não temia a Deus. Certa vez, num banquete, mandou servir iguarias em vasos sagrados e preciosos, roubados do templo de Jerusalém. E o que lhe sucedeu?
Apareceu de repente uma mão que se pôs a escrever palavras misteriosas na parede do salão.
Aterrorizado, mandou Baltazar chamar o profeta Daniel, para que as interpretasse. Era a sentença divina da sua condenação. Na parede estava escrito: cálculo, pêso, divisão. "Deus pede conta de tua vida - disse-lhe o Profeta - fôste pesado na balança e julgado leve; teu reino dividido e dado aos medos e persas".
De fato, naquela mesma noite os inimigos entraram na cidade e mataram o rei.
"Porque a esperança do ímpio é como a lanugem, que é levada pelo vento; e como a espuma tênue que é espalhada pela tempestade" (Sabedoria, 5,15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário