21 de janeiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 96 - 2ª Parte

96) Que nos proíbe o sexto Mandamento - quardar castidade nas palavras e nas obras?
IIª parte: O sexto Mandamento - guardar castidade nas palavras e nas obras, proíbe-nos livros, imagens e espetáculos imorais.
"Sêde santos - disse o Senhor na Sagrada Escritura - porque eu sou Santo!" Caros meninos, se quiserdes ir para o Céu, e aí gozar de Deus, é preciso cultivar sempre a linda flor que está em vosso coração. É muito agradável a Deus. Chama-se Pureza.
Para ser puro é necessário evitar os perigos, fugindo das ocasiões de pecar.
São perigosas certas figuras que vêdes nas paredes e nos jornais, certos livros que ninguém ousa mostrar à mãe, certas fitas de cinema, certas companhias que perturbam o coração e nos causam remorsos.
O mau livro é um veneno sutil: entra na alma pouco a pouco e mata-a. Deveriamos todos fazer o que fêz São Paulo quando foi a Êfeso. Mandou os cristãos levar-lhe todos os maus livros, quadros e figuras indecentes que possuíam. Fêz de tudo isso uma fogueira em praça pública.
Teríeis coragem de comer cogumelos venenosos? Pois leituras há, espetáculos e figuras, que são piores dos cogumelos, pois envenenam e matam a inocência da alma.
Muito cuidado, portanto, neste ponto.
Disse Jesus: "Bem-aventurados os limpos de coração porque estes verão a Deus" (Mateus, 5,8). "Fugi das menores coisas, das mínimas tentações e ocasiões, repeli o assalto, afastando-vos do perigo com toda a energia. Nas coisas contra a modéstia, se consentirdes, não haverá certamente matéria leve" (S. João Bosco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.