6 de janeiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 86 - 4ª Parte

86) Que nos proíbe o primeiro Mandamento?
IVª parte: O primeiro Mandamento proíbe-nos a heresia.
Caros meninos, quando entrais numa igreja, não olhais para todos os lados, a fim de admirardes as lindas estátuas, os quadros de Nosso Senhor, de Nossa Senhora e dos Santos? E é isto muito conforme à piedade cristã porque a Santa Igreja ensina-nos que o culto e a veneração às imagens é prática muito meritória e aconselhável.
Veneramos os Santos porque eles são amigos prediletos de Deus, pelos muitos dons d'Ele recebidos e porque agora no Céu, podem eles obter-nos de Deus as graças que desejamos.
No entanto, houve um tempo em que muitos cristãos não queriam pedir graças aos Santos nem honrá-los, pois, mal instruídos, julgavam isso uma idolatria.
Para defenderem esta falsa idéia, entravam nas igrejas, pisavam nas estátuas, queimavam-nas, maltratando ainda as pessoas que as honravam e as expunham à veneração dos fiéis.
Deu-se a tais hereges o nome de iconoclatas, isto é, destruidores de imagens. Eram hereges porque negavam obstinadamente uma verdade que a Igreja ensina. Heresia é, portanto, a negação de uma verdade de fé que a Igreja ensina.
Nós, porém, cremos tudo o que a Santa Igreja nos ensina. Essas verdades todas estão contidas no Catecismo.
"Se (alguém) não ouvir a Igreja - diz Jesus Nosso Senhor - considera-o como gentio e publicano" (Mateus, 18,17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.