31 de janeiro de 2010

Domingo da Septuagésima: O Reino dos Céus é semelhante a um pai de família...

Abaixo consta uma homilia do Papa São Gregório Magno sobre o Evangelho deste domingo (Mt XX 1-16). Uma pesquisa na internet não encontrou nenhuma outra versão em português desta homilia, além desta nossa, que publicamos aqui:

Homilia XIX Sancti Gregori Papæ in Evangelia
19.ª Homilia sobre os Evangelhos, do Papa São Gregório Magno

[Para sua explicação, a leitura do santo evangelho requer muito o que falar. Por isso quero, o quanto possível, falar com brevidade para não vos molestar onerando-a com um tempo muito longo e uma exposição muito prolixa.]

O Reino dos céus é dito semelhante a um homem pai de familia, que conduz operários para trabalhar na sua vinha. Quem mais diretamente a um pai de familha se assemelha que o nosso Criador, Que rege aqueles que criou, e, neste mundo, possui os seus eleitos de tal modo qual um senhor na sua casa? Ele Que tem uma vinha, claramente a Igreja universal, que, desde o justo Abel até o último eleito que nascer no mundo, tantos Santos dá à luz, como uma videira de que brotam muitos ramos.

Este pai de familha, pois, conduz os operários para trabalhar na sua vinha de manhã, na hora terça, sexta, noa e undécima, isto é, desde o início até o fim do mundo não desiste de congregar pregadores para educar o povo de fiéis. A manhã do mundo aconteceu desde Adão até Noé; a hora terça, de Noé a Abraão; a sexta, de Abraão a Moisés; a noa, de Moisés até a vinda do Senhor; e a undécima desde a vinda do Senhor até o fim do mundo - hora essa em que foram enviados como pregadores os santos Apóstolos, que, mesmo tendo chegado tarte, receberam a recompensa inteira.

Para educar, pois, o Senhor a sua plebe, como se fosse para cultivar a sua vinha, em tempo nenhum desiste de enviar operários, porque, primeiro pelos Patriarcas, depois pelos Doutores da lei e Profetas, e por último pelos Apóstolos, para emendar os costumes do seu povo, trabalhou como que por operários na vinicultura. Todo aquele que, em qualquer pouquinho e em qualquer medida, com reta fé constituiu-se num pregador, por meio de boas ações, este foi operário da vinha. Assim, o operário da manhã e das horas terça, sexta e noa designa aquele povo antigo e os hebreus que com reta fé louvaram a Deus com Seus eleitos, não desistiram de trabalhar na cultura da vinha. Na hora undécima, então, foram chamados os Gentios, aos quais se disse: Por que ficais aí o dia todo ociosos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário