16 de janeiro de 2010

Segundo domingo depois da Epifania: Guardaste o vinho melhor até agora!

Homilia de Santo Agostinho, Bispo
Tratado 9 sobre João, depois do começo

O fato de o Senhor, convidado, ter vindo às núpcias, além do seu significado místico, quer confirmar que Ele é autor do casamento. Porque estavam por vir aqueles, de que disse o Apóstolo, que proibiriam o desposar-se, dizendo que o diabo fosse o seu autor. Além disso, diz o Senhor no Evangelho, ao ser interrogado se por alguma causa é lícito ao homem dispensar a sua esposa, que não é lícito, exceto por causa de fornicação. Nessa resposta, se vos lembrais, ajuntou: O que Deus uniu, o homem não separe.

E aqueles que foram bem formados na fé católica aprenderam que o casamento foi inventado por Deus, e, tanto quanto as núpcias por Deus, o divórcio o foi pelo diabo. Mas por causa de fornicação é lícito dispensar a esposa, porque aquela que não conservou a fidelidade conjugal ao marido, antes já não queria ser esposa. Aquelas que fazem voto de virgindade a Deus, adquirindo, assim, um maior grau de honra e santidade na Igreja, não devem ser consideradas como não casadas, porque pertencem às núpcias com a Igreja toda, em cujas núpcias o Esposo é Cristo.

Também por isto o Senhor, convidado, veio às núpcias: para firmar a castidade conjugal, e pôr à luz o sacramento do matrimônio, porque, naquelas núpcias, a pessoa do Senhor era figurada pelo esposo, ao qual foi dito: Guardaste o vinho melhor até agora. Cristo, pois, guardou até então o vinho melhor, isto é, o Seu Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.