18 de janeiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 94 - 3ª Parte

94) Que nos proíbe o quinto Mandamento - não matar?
IIIª parte: O quinto Mandamento - não matar - proíbe-nos os ferimentos, as pancadas, as injúrias, as imprecações e o escândalo.
"Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus".
Assim dizendo, quis Jesus ensinar-nos que os verdadeiros filhos de Deus estão sempre em paz com todos. Como é desadradável ver homens que disputam e se injuriam mútuamente! Como é triste ver rapazes fazerem o mesmo! Perdoai - disse Jesus - e sereis perdoados!
Já se disse que a melhor vingança é o perdão. E Jesus mesmo deu-nos o exemplo, perdoando seus algozes e insistindo sobre o perdão em seu Evangelho.
O quinto Mandamento proíbe ainda os ferimentos que se causam os que brigam e também as pancadas, porque ninguém tem direirto de bater em outrem. Proíbe as injúrias e as imprecações, que ofendem o próximo em sua honra e são o resultado do ódio e da vingança. Proíbe ainda o escândalo, isto é, o mau exemplo. Este é um gravíssimo pecado, porque tira a vida sobrenatural do próximo, matando-lhe a alma.
Jesus disse que os escandalosos iriam certamente para o inferno, porque são responsáveis, não só pelos próprios pecados, mas também pelos que fazem outros cometer. "Seria melhor para ele que lhe fosse posta ao pescoço uma pedra de moinho e assim precipitado no mar, do que ser causa de escândalo para um destes pequeninos" (Lucas, 17,2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.