31 de maio de 2009

Comentário à Missa do Domingo de Pentecostes

DOMINICA PENTECOSTES
Hoc est quod dictum est per prophetam Joël

Eis realizada a profecia de Joel: o Espírito Santo desce sobre Maria e os Apóstolos; e as maravilhas de Deus vão ser pregadas no mundo inteiro.


COMENTÁRIO DA SANTA MISSA DE PENTECOSTES

Por: Dom Gaspar Lefebvre, OSB


O dom do Espírito Santo fora anunciado pelos profetas para os tempos messiânicos. A sua descida sobre os Apóstolos é o pórtico desta era nova. Funda-se, então, a Igreja, e é-lhe conferido o Espírito de Cristo, para renovar a face da Terra. A narrativa dos Atos recorda os acontecimentos do dia de Pentecostes: a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e os fenômenos que a acompanham, particularmente o milagre das línguas, símbolo da Missão Universal dos Apóstolos. Todas as nações são chamadas a ouvir a proclamação da Boa Nova.

A esta presença do Espírito Santo, que inspira e dirige a Igreja, na sua Missão de pregar o Evangelho até aos confins do mundo, acresce uma outra presença mais intima e mais pessoal, que faz dos Apóstolos homens novos, transformando-lhes a própria natureza. A Seqüencia da Missa e o hino de Vésperas descrevem e evocam esta ação penetrante do Espírito Santo no coração dos fiéis. A Leitura do Livro dos Atos durante toda a Oitava, mostrará esta dupla ação do Espírito Santo na Igreja e na alma dos crentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário