9 de maio de 2009

O Símbolo dos Apóstolos (2o. Artigo)

Explicação dada pelo catecismo referido abaixo acerca do 2o. artigo do Símbolo dos Apóstolos: "E em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor."

(Pag. 10 e 11 do Catecismo editado pela Maison de la Bonne Presse de Paris, traduzido para o português pela Juventude Católica de Lisboa - 1910)

Promessa de um Redentor.

1.Deus criou Adão e Eva, como os Anjos, num estado de inocência e de justiça em que não estavam sujeitos nem às dores, nem à morte.
2.O demônio, disfarçado em serpente, levou os nossos primeiros pais a desobedecerem a Deus, co¬mendo do fruto proibido.
3.Em castigo da sua desobediencia foram expulsos do paraíso terrestre, e condenados a comer o pão com o suor do seu rosto; ficaram sujeitos a ignorancia, a concupiscencia, a dor e a morte, e ficaram excluídos da felicidade do céu.
4.O pecado de Adão transmitiu-se a todos os seus descendentes, de sorte que estes nascem culpados do pecado dos seus primeiros pais e sujeitos às mesmas misérias.
5.O pecado de que todos os homens nascem réus chama-se pecado original, isto é, que vem da nossa origem. (V. gravura LVII.)
6.A Santíssima Virgem foi isenta, por um privi¬légio especial, do pecado original, porque devia ser a Mãe do Filho de Deus (V. gravura LIV.)
7.Deus não abandonou o homem depois do seu pecado. Apiedou-se dele, e prometeu-lhe um Salvador que se chamou o Messias.
8.Deus renovou aos patriarcas Abrahão e Jacob a promessa de um salvador.
9.Deus fez anunciar pelos profetas com muita antecipação a vinda do salvador.
10. Os profetas predisseram a época da vinda do Messias, o seu nascimento de uma virgem em Belém, os seus milagres, a sua paixão, a sua morte, a sua resurreição, e finalmente o estabelecimento da sua religião por toda a terra.
11. O salvador prometido ao mundo é Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Verbo eterno.

12. São João, ao começar o seu Evangelho, descreve assim a geração eterna do Redemptor : “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Este estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele e nada do que foi feito foi feito sem Ele. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a Luz resplende nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado por Deus que se chamou João, Este veio por testemunho, e para dar testemunho da luz, afim de que todos cressem por meio dele. Este não era a luz, mas vinha para dar testemunho da luz.

O Verbo encarnado.

13.Este era a luz verdadeira que alumia a todo o homem que vem a este mundo. Estava no mundo e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não o conheceu. Vem para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos os que o receberam deu Ele poder de se fazerem filhos de Deus aos que crêem no seu nome, que não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e nós vimos a sua glória, glória como do Filho unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1, 1-14.)

Testemunho do Precursor.

14.João dá testemunho d'Ele e clama dizendo : “Este era o de quem eu disse : O que há de vir depois de mim, foi preferido a mim, porque era antes de mim. E todos nos participamos da sua plenitude e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade foi trazida por Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus ; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o deu a conhecer. (João r, 15-18.)

Photobucket

Explicação da gravura.

15.Esta gravura representa o milagre da Transfiguração, no qual Deus Pai proclama Jesus Cristo seu Filho.
16.Jesus Cristo subiu ao monte Tabor com os seus discÍpulos, Pedro, Tiago e João, transfigurando- se ali de súbito diante deles. O seu rosto tornou-se brilhante como o sol e as suas vestes brancas como a neve. Vemos aqui Moisés e Elias falando com Ele. Do meio da nuvem luminosa que as cobre, uma voz faz ouvir estas palavras : “Este é o Filho bem amado, em que tenho posto todas as minhas com- placências. Escutai-o.”
Ouvindo isto, os apóstolos que tinham acompanhado Nosso Senhor, são tomados de assombro, prostrando-se por terra. No meio destes, São Pedro exclama : “Senhor, estamos bem aqui; se quereis, façamos aqui três tabernáculos, um para Vós, outro para Moysés e outro para Elias.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.