10 de maio de 2009

Modo de Rezar e Salvar a Alma - São Francisco Xavier

MODO DE REZAR E SALVAR A ALMA


São Francisco Xavier



[Ordem e regimento que o bom cristão deve ter todos os dias, para se encomendar a Deus e salvar sua alma]

Goa, entre Junho e Agosto de 1548

Cópia em português, feita em 1614



São Francisco Xavier


Ordem que se terá, ao alevantar da cama


1. Primeiramente, acordando logo pela manhã, todo fiel cristão fará três coisas, as quais aprazem a Deus, sobre todas as coisas: a primeira é confessar a Santíssima Trindade, três pessoas e um só Deus, a qual somente os cristãos bem e verdadeiramente confessam, quando se benzem dizendo: Em nome do Padre e do Filho e do Espírito Santo.



2. A segunda coisa é confessar Jesus Cristo, Filho de Deus verdadeiro, dizendo o Credo, e crendo-o bem e verdadeiramente sem dúvidar, no qual se encerra toda nossa fé católica, o qual é o seguinte:Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador dos céus e da terra; Creio em Jesus Cristo, seu Filho, um só Nosso Senhor; Creio que foi concebido do Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria; Creio que padeceu sob poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; creio que desceu aos infernos, e, ao terceiro ressurgiu dos mortos; que subiu aos céus, está acentado à mão direita de Deus Pai todo poderoso; creio que dos céus há-de vir a julgar os vivos e os mortos; creio em um Espírito Santo; creio a Santa Igreja católica; creio o ajuntamento dos santos e a remissão dos pecados; creio a ressurreição da carne; creio a vida eterna. Amém, Jesus.

Protestação de Fé

3. Verdadeiro Deus eu confesso de vontade e coração, como bom e leal cristão, a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, três pessoas e um só Deus. Eu creio firmemente, sem dúvidar, tudo o que crê e tem a Santa Madre Igreja de Roma. Eu prometo como fiel Cristão, de viver e morrer em a santa fé católica de meu senhor Jesus Cristo. E quando à hora minha morte, não puder falar, agora, para quando eu morrer confesso a meu Senhor Jesus Cristo por Unigênito Filho de Deus, com todo o meu coração.

4. A terceira coisa é pedir graça ao Senhor Deus, para guardar dos 10 Mandamentos de sua santíssima lei, pois nenhuma pessoa se pode salvar sem os guardar - os quais se hão - de dizer pela manhã e, para cada um deles pedir graças ao senhor Deus para naquele dia e em todos os outros dias de sua vida, os cumprir e guardar como ele manda, pela maneira seguinte:

5. Os mandamentos da lei do Senhor Deus são 10, scilicet: o primeiro é amar a Deus sobre todas as coisas; o segundo não jurarás seu santo nome em vão; o terceiro guardarás domingos e festas; o quarto honrarás o teu pai e a tua mãe e viverás muitos anos; o quinto não matáras; o sexto não fornicarás; o sétimo não furtarás; o oitavo não levantaras falso testemunho; o nono não desejaras a mulher do teu próximo; o décimo não cobiçaras as coisas alheias.

6. Diz Deus: os que guardarem estes 10 Mandamentos irão ao paraíso. Diz Deus: os que não guardarem estes 10 Mandamentos irão ao inferno.

7. Oração: Rogo-vos, meu Senhor Jesus Cristo, que me deis graça, hoje neste dia e em todo o tempo da minha vida, para guardar estes 10 Mandamentos.

8. Oração: Rogo-vos, minha Senhora Santa Maria, que queiras por mim rogar ao vosso bento Filho, Jesus Cristo, que me dê graça, hoje neste dia e em todo o tempo de minha vida, para guardar estes 10 mandamentos.

9. Oração: Rogo-vos, meu senhor Jesus Cristo, que me perdoeis os pecados, que eu fiz hoje neste dia e em todo o tempo de minha vida em não guardar estes 10 Mandamentos.

10. Oração: Rogo-vos, minha senhora Santa Maria, Rainha dos anjos, que me alcanceis perdão, do vosso bento Filho Jesus Cristo, dos pecados que eu fiz hoje neste dia e em todo tempo de minha vida, em não guardar estes 10 mandamentos.

11. Acabada esta oração, dirá o Pai nosso e a Ave Maria e ao mesmo fará em cada um dos dez mandamentos por si: para que melhor se lembre; e para propor e procurar de guardar os mandamentos e se desacostumar de pecar nos mandamentos que não guarda; e para que pecando algum deles, conheça mais depressa o mal que faz e se arrenda mais cedo dos pecados que por costume comete.

E naquele mandamento em que mais compreendido se achar, pecando por mal costume, pedirá com grande dor e arrependimento de seus pecados, graça ao senhor Deus para, naquele dia e em todos os de sua vida o guardar. E trabalhara muito pela salvação de sua alma guardando os dez mandamentos, e porá todas as suas forças em se desacostumar de pecar neles, dizendo assim;

12. Eu creio, verdadeiramente que se a morte me tomar nalgum pecado, contra algum deste 10 Mandamentos que minha alma sera condenada às penas do inferno, sem nenhuma redenção. E também creio verdadeiramente que se a morte me tomar fora de pecado mortal e depois de me desacostumar de pecar contra os dez mandamentos contra os quais por mal costume peco, que o senhor Deus haverá misericórdia de minha alma por muito pecador que eu fosse, e me dará a salvação perpétua, que é agora do paraíso, fazendo primeiro penitência de meus pecados ou nesta vida ou no purgatório.

Ordem que se terá à noite, para pedir perdão dos pecados a Deus nosso Senhor

13. Guardara o fiel Cristão quando quiser dormir tudo o que acima esta dito, examinando sua consciência dos pecados que naquele dia cometeu; propondo com a graça do Senhor a emenda deles; tendo propósito de se confessar a seu tempo. E porquanto o sono e a imagem da morte e muitos, que se deitara a dormir bem dispostos amanhecem mortos, direi, com grande arrependimento de meus pecados, a confissão geral e me encomendarei ao Santo anjo da guarda. Direi desta maneira:

14. Eu, pecador muito errado me confesso ao senhor Deus e a Santa Maria e a São Miguel, o anjo e a São João Batista, e a São Pedro e a São Paulo e a São Tomé, e a todos os Santos e Santas da corte do céu, e a voz, padre, digo minha culpa que pequei grandemente por pensamento e por fala e por obra, do muito bem que pudera fazer e não o fiz, e do muito mal de que me pudera apartar e não me apartei. De tudo me arrependo, digo a Deus minha culpa, Senhor, minha culpa, minha grande culpa. Peço e rogo à minha Senhora Santa Maria e todos os santos e santas, que queiram por mim rogar a meu senhor Jesus Cristo que me queira perdoar dos meus pecados presentes, passados, confessados, esquecidos e que, daqui por diante, me de a sua graça, me guarde de pecar e me leve a gozar da glória do paraiso. Amém, Jesus.

15. Ó anjo de Deus que és minha guarda, pela piedade suprema a mim, a ti cometido, salva, defende e governa. Amem, Jesus

16. Rogo-te, Anjo bento, a cuja providência eu sou encomendado, que sempre sejas presente, em minha ajuda. Ante Deus Nosso Senhor, apresenta os meus rogos a suas mui piedosas orelhas, para que, por usa misericórdia e tuas preces, me dê perdão de meus pecados passados e verdadeiro conhecimento e contrição dos presentes, e aviso para evitar os pecados vindouros, e me dê graça para bem obrar e até ao fim perseverar. Afasta de mim, pela virtude de Deus todo-poderoso, toda a tentação de Satanás. E, o que não mereço por minhas obras, tu alcança por teus rogos por mim, ante Nosso Senhor, que em mim não haja lugar e mistura de alguma maldade. E se, algumas vezes, me vires errar o bom caminho e seguir os errores do pecado, tu provura de me volver a meu Salvador, pelas carreiras da justiça. E quando me vires em alguma tribulação e angústia, faz que me venha adjutório de Deus, por teus doces socorros.

Rogo-te que nunca me desampares, mas sempre me cubras e visites e ajudes e defendas de toda a fadiga e guerra dos demônios, vigiando de dia e de noite, em todas as horas e momentos. Onde quer que andar, guarda-me e acompanha-me. Isso mesmo e peço, meu guardador, que quando desta vida partir, não deixes que me espantem os demônios, nem me deixes cair em desesperação, nem me desampares, até me levar à bem-aventurada vista de Deus Nosso Senhor, onde eu, contigo e com a bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, e com todos os santos, para sempre folguemos em a glória do paraíso, que nos dará Jesus Cristo Nosso Senhor, o qual com o Pai e com o Espírito Santo, vive e reina para sempre Amem.

Oração a Deus Nosso Senhor, à Virgem Senhora Nossa e a S. Miguel

17. Ó meu Deus poderoso e Pai piedoso da minha alma, Criador de todas as coisas do mundo, em vós, meu Deus e Senhor, pois sois todo meu bem, creio firmemente, sem poder duvidar, que me hei-de salvar, pelos méritos infinitos da morte e Paixão de meu Senhor Jesus Cristo, ainda que os pecados de quando era pequeno sejam muito grandes, com todos os demais que tenho feitos. Vós, Senhor, me criastes e destes alma e corpo e quanto tenho. E vós, meu Deus, me fizestes à vossa semelhança, e não os falsos pagodes, que são deuses dos gentios, em figuras de bestas e alimárias do diabo. Eu arrenego de todos os pagodes e feiticeiros e adivinhadores, pois são cativos e amigos do diabo. Ó gentios, que cegueira e pecado é o vosso tão grande, que fazeis a Deus besta e alimária, pois o adorais em suas figuras! Ó cristãos, dêmos graças e louvores a Deus trino e uno, que nos deu a conhecer a fé e lei verdadeira de seu Filho Jesus Cristo.

18. Ó senhora Santa Maria, esperança dos cristãos, rainha dos anjos e de todos os santos e santas que estão com Deus Nosso Senhor no céu, a vós, Senhora, e a todos os santos, me encomendo agora para a hora da minha morte, que me guardeis do mundo e carne e diabo, que são meus inimigos, desejosos de levar a minha alma ao inferno.

19. Ó Senhor São Miguel, defendei-me do diabo, à hora da minha morte, quando estiver dando conta a Deus de toda minha vida passada.

20. Pesai, Senhor, os meus pecados com os méritos da morte e Paixão de meu Senhor Jesus Cristo e não com os meus poucos merecimentos: assim serei livre do poder do inimigo e irei gozar, para sempre, da glória do paraíso. Amem, Jesus.

Que coisa é pecado venial e por quantas coisas se perdoa. Que coisa é pecado mortal e como se perdoa.

21. Pecado venial não é outra coisa senão uma disposição de pecado mortal, e chama-se pecado venial porque levemente se há perdão dele. Perdoa-se por nove coisas: a primeira é por ouvir Missa; a segunda, por comungar; a terceira, pro benção episcopal; a quarta, por confissão geral; a quinta, por água benta; a sexta, por pão-bento; a sétima,, por bater no peito; a oitava, por dizer a oraçãop do pater noster, devotamente; a nona, por ouvir a pregação. Tudo isto com arrependimento.

22. Pecado mortal é querer, ou dizer, ou fazer alguma coisa contra a lei de Deus ou deixar de fazer o que manda. E chama-se mortal, porque mata o corpo e alma eternamente daquele que, sem dele [sendo mortal] fazer Penitência, faleceu. Pelo pecado mortal, perde o homem a Deus, que o criou, e perde a glória que lhe prometeu, e perde o corpo e a alma que lhe remiu, e perde os merecimentos e benefícios da Santa Madre Igreja, e perde mais os bens que faz em pecado mortal, porque não prestam para sua salvação, posto que aproveitem para o acrescentamento da saúde e bens temporais e para diminuir nas penas e para vir em conhecimento do pecado em que está, para sair dele. Porque, se o pecador se arrepende do pecado com propósito de não pecar, e se confessar ao tempo que manda a Igreja, este já está em verdadeira penitência e é capaz dos merecimentos e indulgências da Igreja, e os bens que fizer lhe aproveitam para tudo.

O pecado mortal se perdoa por quatro coisas: a primeira é por contrição; a segunda, por confissão de boca, com contrição, ao próprio sacerdote; a terceira, por satisfação de obra com contrição; a quarta, por propósito de não tornar mais a pecar, com contrição.

Oração da Vera Cruz

23. Ó cruz bem-aventurada, que foste consagrada com o corpo de meu Senhor Jesus Cristo, e foste esmaltada de seu precioso sangue, peço-te, Senhor Jesus Cristo misericordioso, por virtude da tua morte e Paixão, que naquela sacratíssima cruz padeceste, me queiras perdoar meus pecados, assim como perdoaste o ladrão, estando tu, benigno Senhor, crucificado nela, e me dês vencimento contra meus contrários, e os meus inimigos queiras trazer a verdadeiro conhecimento que se arrependam. Amem, Jesus.

Como hão-de estar os meninos e meninas ao ouvir a Missa

24. Sejam os meninos e as meninas ensinados como hão-de estar calados, na igreja. À confissão, estejam de joelhos; e à gloria in excelsis, estejam em pé; e logo à oração, em joelhos, afora entre Páscoa e natal; à epistola, estejam sentados; e ao evangelho, em pé, com grande reverência; e ao Credo, e dizendo Homo factus est, ponham os joelhos no chão. Ao prefácio, estejam em pé; e, depois do sanctus, em joelhos até ao cabo da Missa e tomar a bênção do sacerdote.

25. Também lhes ensinem pela manhã, antes que outra coisa façam, alguma devoção de algumas aves-marias e pater noster e Credo. Ao menos, três aves-marias em joelho: a primeira, à fé com que Nossa Senhora concebeu o Filho de Deus; a segunda, à dor quando o viu expiar na cruz; a terceira, ao prazer da ressurreição. Outro tanto à noite, antes que se deitem. E também ao meio-dia rezem alguma coisa, em memória da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

26. Oração à hóstia: Adoro-te, meu Senhor Jesus Cristo, e bendigo a ti, que pela tua santa cruz remiste o mundo e a mim. Amém, Jesus.

27. Oração ao cálix: Adoro-te, sangue de meu Senhor Jesus Cristo, o qual foi derramado na cruz, para salvar os pecadores e a mim Amem, Jesus.

Lembranças do B. P. Francisco feitas aos que se desejam salvar

28. Lembre-se todo o pecador que há muito grande diferença de pecar mortalmente, por costume, e pecar acidentalmente e não por costume. Saiba certo que é necessário deixarem os homens os pecados de costume, na vida, e não aguardarem para os deixarem à hora da morte, porque, aguardando a tal tempo, os pecados deixam aos pecadores e não os pecadores aos pecados; e, nestes tais pecadores, a justiça de Deus se manifesta, quando morrem, ficando condenados para as penas do inferno. Mas em os que acidentalmente e não por costume pecam, trabalhando de guardar os mandamentos, usa Deus de sua misericórdia com eles, à hora de sua morte.

29. Todas as orações, esmolas e benfeitorias, e trabalhos ordenados, e enfermidades sofridas com paciência, e as obras de misericórdia que cumprir, e todos os outros bens que fizer, serão ordenados a este fim, rogando ao Senhor Deus lhe dê graça: para se desacostumar de pecar contra os dez Mandamentos, nos quais por mau costume peca, pois para salvação da minha alma me é tão necessário desacostumar-me de pecar, porquanto os pecados de costume são os que levam os homens ao inferno.

30. Lembre-se todo o cristão da continua memória da morte e da brevidade dela, e da conta tão estreita que a Deus há-de dar de toda sua vida passada, quando morrer; e a lembrança do dia do juízo universal, quando todos, em corpo e alma, ressurgirmos; e das penas perpétuas do inferno, que nunca têm fim; e a lembrança da glória do paraíso, para a qual fomos criados. Todas estas coisas cuidadas, cada dia me ajudarão muito para me dispor a fazer agora o que à hora da minha morte queria ter feito, para ir à glória do paraíso.

Todo fiel cristão, que esta regimento guardar, ganhará nesta vida, com a graça do Senhor, a glória do paraíso.

Obras Completas - Edições Loyola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.