11 de maio de 2009

O Símbolo dos Apóstolos (3o. artigo)

Explicação dada pelo catecismo referido abaixo acerca do 3o. artigo do Símbolo dos Apóstolos: "Concebido por obra e graça do Espírito Santo."

(Pag. 12 e 13 do Catecismo editado pela Maison de la Bonne Presse de Paris, traduzido para o português pela Juventude Católica de Lisboa - 1910)

O mistério da Encarnação.

1.O mistério da Encarnação contido no 20 e no 30 artigo do Símbolo é o mistério do Filho de Deus feito homem.
2.O Filho de Deus fez-se homem tomando um corpo e uma alma semelhantes aos nossos no seio da bem-aventurada Virgem Maria, sua Mãe, por obra e graça do Espírito Santo.
3.O Filho de Deus feito homem chama-se Jesus Cristo.
4.O nome de Jesus significa Salvador. “E lhe chamarão por nome Jesus, disse o anjo a São José, porque ele salvará seu povo dos pecados destes.”
5.Chamamos ainda a Jesus Cristo Nosso Senhor, isto é, nosso Mestre, porque ele nos criou e nos res¬gatou com o seu sangue.
6.Jesus Cristo é Deus e homem no todo, porque tem duas naturezas, a natureza divina e a natureza humana.
7.Só há em Jesus Cristo uma pessoa, que é a pessoa do Filho de Deus.

Photobucket

Explicação da gravura.

8.Esta gravura representa o anjo Gabriel saudando a Santíssima Virgem, quando ela orava na sua casa de Nazaré, e anunciando-lhe que Deus o escolhera para ser a mãe do Salvador. No mesmo instante, o Espírito Santo operou em Maria, por um grande milagre, o mistério da Encarnação.
Damos a seguir a narração da Anunciação e da Visitação, segundo o Evangelho de São Lucas.

A Anunciação.

9. “E estando Isabel no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade de Judéia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de David, e o nome da Virgem era Maria. E entrando pois o anjo onde ela estava, disse-lhe : Deus te salve, cheia de graça, o Senhbr é contigo, bendita és tu entre as mulheres. Ela, como o ouviu, turbou-se de seu falar, e discorria pensativa que saudação seria esta. Então o anjo lhe disse : Não ternas, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Eis conceberás e daras a luz um filho e pôr-lhe-as o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do
Altíssimo, e o senhor Deus lhe dará o trono de seu pai David, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
10. Disse Maria ao anjo : Como se fará isso, pois eu não conheço varão? — E o anjo lhe respondeu:
O Espírito Santo descerá sobre ti, e a virtude do . Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, e por isso mesmo o Santo que há de nascer de tí será chamado Filho de Deus. E aí tens tu a Isabel, tua parente, que até concebeu um filho na sua velhice, e este é o sexto mês da que se diz estéril, porque a Deus nada lhe é impossível. E Maria lhe disse : Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.
E o anjo se apartou dela.”

A Visitação.

11. “E naquelles dias, levantando-se Maria, foi com pressa às montanhas a uma cidade de Judá. E entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. E acon¬teceu que, tanto que Isabel ouviu a saudação de Maria, deu o menino saltos no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E bradou em voz alta e disse : Bendita és tu entre as mulheres e bemdito é o fruto do teu ventre. E donde a mim esta dita que venha visi¬tar-me a que é Mãe de meu Senhor. Porque, assim que chegou a voz da tua saudação aos meus ouvidos, logo o menino deu saltos de prazer no meu ventre. E bem-aventurada tu que creste, porque se hão de cum¬prir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas. E Maria disse:

Cântico de Maria (Magnificat).

“A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegrou em extremo por Deus, meu Salva¬dor, por este ter posto os olhos na baixeza da sua es¬crava, porque eis aí de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas .as gerações. Porque me fez grandes coisas o que é Poderoso, e santo é o seu nome. E a sua misericórdia se estende de geração em
geração sobre os que o temem. Ele manifestou o poder
de seu braço, dissipou os que, no fundo do seu cora¬ção, formavam altivos pensamentos. Depôs do trono os poderosos, e elevou os humildes. Encheu de bens os que tinham fome e despediu vazios os que eram ricos. Protegeu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia. Assim como tinha prometido a nossos pais, a Abrahão e à sua posteridade, para sempre.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.