15 de janeiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 93

93) Que nos proíbe o quarto Mandamento?
O quarto Mandamento proíbe-nos ofender os nossos pais e superiores constituídos em autoridade e desobedecer-lhes.
Como é triste ver filhos ofender e desprezar aqueles de quem receberam tanta bondade, tantos benefícios e tantas solicitudes! E dizer que, depois de Deus, aos pais devem a própria vida!
Conheces a história de Absalão? Era bonito, estava na flor da idade e por isso era o filho predileto do rei Davi. Foi, porém, ingrato. Rebelou-se contra seu pai, formou um exército e marchou contra ele, para tomar-lhe o trono e o reino. Mas Deus castigou-o. Seu exército foi desbaratado e ele mesmo, enquanto fugia a cavalo, seguido pelos soldados de Davi, ficou com a cabeleira presa nos ramos de uma árvore e aí mesmo foi morto pelos inimigos. Bem merecido castigo!
Infelizes os filhos desnaturados, que desprezam, ofendem, insultam e ameaçam seus pais. É um pecado horrível, que Deus pune com enormes castigos nesta vida e com o inferno na outra.
O quarto Mandamento proíbe-nos também desobedecer aos nossos superiores, professôres e, sobretudo, aos sacerdotes que nos transmitem os preceitos da Igreja, nossa Mãe, bem como às autoridades constituídas.
"Aquele que aflige o seu pai, e que faz fugir sua mãe, é infame e desgraçado" (Provérbios, 19, 26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.