14 de janeiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 92

92) Que nos ordena o quarto Mandamento - honrar pai e mãe?
O quarto Mandamento - honrar pai e mãe - ordena-nos que amemos, respeitemos e obedeçamos a nossos pais e superiores contituídos em autoridade.
Lembras-te de José, que foi vendido por seus irmãos e conduzido como escravo para o Egito? No entanto, Deus muito o ajudou e o exaltou. Tornou-se vice-rei do Egito e salvou o povo da fome, em tempo de carestia. Tendo sabido que seu pai e seus irmãos também passavam fome, mandou-os chamar e deu-lhes a região mais fértil do país. Como foi comovente o encontro de José com seu velho pai Jacó, pois muito o amava e honrava!
O quarto Mandamento ordena-nos honrar nossos pais, que, depois de Deus, são os nossos melhores amigos. Para retribuir-lhes o amor que nos têm, cumpre-nos rezar por eles, amá-los ternamente, ajudá-los de boa vontade e respeitá-los, porque representam a Deus na família. Quem obedece aos pais obedece a Deus. Imitemos a Jesus, que obedecia a S. José e a Nossa Senhora.
Depois dos pais, é preciso obedecer e respeitar os superiores, o pároco, os sacerdotes, que são representantes e ministros de Deus. Devemos ouvir com respeito suas admoestações e cumprimentá-los quando os encontramos. Cumpre-nos também obedecer às autoridades civis e respeitá-las, por quanto sua autoridade vem de Deus e Jesus deu-nos o exemplo, pagando tributo a César.
"Obedecei aos vossos superiores e sêde-lhes submissos" ( Hebreus, 13,17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.