31 de janeiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 103

103) Que nos proíbe o nono Mandamento - guardar castidade nos pensamentos e nos desejos?
O nono Mandamento - guardar castidade nos pensamentos e desejos - proíbe-nos pensamentos e desejos maus.
Podes impedir, caro menino, que os passarinhos pousem nos arbustos do jardim? Não. Podes, no entanto, impedi-los de neles permanecer.
Há também feios pensamentos, que entram como um bando de pássaros na tua imaginação. São desejosos que não ousarias manifestar à mamãe. Entrando eles embora em teu coração, deves expulsá-los imediatamente, para que nele não se estabeleçam e não façam o ninho do pecado. São os pensamentos e os desejos maus, que nos proíbe o nono Mandamento. É preciso expulsá-los com energia. Quem não os afugentasse, mas os favorecesse, mostraria evidentemente sentir gosto neles e cometeria um pecado idêndico ao que tivesse praticado coisas más.
Este Mandamento proíbe-nos também desejar a mulher do próximo.
Estás vendo esse homem barbudo? É Herodes, um rei depravado, que repudiou sua verdadeira esposa e tomou para si a mulher de seu irmão. João Batista, porém, foi ter com ele e disse-lhe destemidamente: "Não podes ter contigo a mulher de teu irmão!"
Adverte o Senhor: "Não deixes errar os olhos pelas ruas da cidade, nem andes vagueando pelas suas praças" (Eclesiástico, 9,7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.