5 de janeiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 86 - 3ª Parte

86) Que nos proíbe o primeiro Mandamento?
IIIª parte: O primeiro Mandamento proíbe-nos a irreligiosidade.
O primeiro Mandamento proíbe-nos também a irreligiosidade, isto é, a falta de respeito para com Deus e para com as coisas sagradas. Proíbe-nos, sobretudo, tentar a Deus, cometer sacrilégios, vender ou comprar objetos sagrados como tal. Este último pecado chama-se simonia.
Veio esse nome de Simão Mago, homem astuto, que enganava o povo, exercendo a magia. Com as pregações de São Felipe tornou-se cristão. Mas quando S. Pedro e S. Paulo vieram de Jerusalém, foi procurá-los e ofereceu-lhes dinheiro, para que eles lhe transmitissem o poder, que possuíam, de operar milagres e prodígios. Disse-lhe, no entanto S. Pedro: "Fica-te com o teu dinheiro para a tua perdição!" (Atos, 8, 20).
Tentam o Senhor os que Lhes pedem coisas vãs e impossíveis, a desafiá-Lo mesmo, como se Deus fosse um brinquedo em suas mãos e tivesse obrigação de fazer tudo o que eles querem.
Cometem sacrilégio não só os que recebem a Comunhão em pecado mortal, mas também os que faltam ao respeito devido aos sacerdotes, às religiosas e às coisas santas.
Cometem pecado de simonia os que compram ou vendem coisas sagradas ou bentas como tal, porque assim fazendo ultrajam a Deus.
Disse o Senhor: "Filho, observa os meus Mandamentos e viverás; guarda a minha Lei como a pupila dos teus olhos" (Provérbios, 7, 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.