23 de janeiro de 2010

Terceiro domingo depois da Epifania: Se queres, podes limpar-me - Quero, sê limpo.

Homilia de São Jerônimo, Presbítero
Livro 1 dos Comentários, sobre o capítulo 8 de Mateus

Descendo o Senhor da montanha, acorrem a Ele as turbas, que não conseguiram subir até as alturas. E o primeiro que Lhe chega é o leproso - devido à sua lepra, não pudera estar no monte ouvindo o sermão do Salvador. Note-se que esse é o primeiro milagre de cura mencionado; o segundo, o filho do centurião; o terceiro, a sogra de Pedro, febril, em Cafarnaum; o quarto, o que Lhe trouxeram, perturbado por demônios, que expulsou com sua palavra, na mesma ocasião em que curou todos os que tinham males.

E eis que o leproso, chegando, falou adorando-O. Logo após a pregação e a doutrina, oferece-se uma ocasião de realizar um sinal, para que, por força do milagre, o precedente sermão fosse firmado junto aos ouvintes. Senhor, se queres, podes limpar-me. Aquele que roga a vontade, não duvida do poder para fazê-lo. E, estendendo Jesus a mão, tocou-o, dizendo: Quero-o, sê limpo [Volo, mundare]. Ao estender da mão do Senhor, a lepra imediatamente foge. Considera, ao mesmo tempo, quão humilde e sem jactância foi a resposta. Ele dissera: Se queres - o Senhor respondeu: Quero. Ele declarara: Podes limpar-me - o Senhor juntou: Sê limpo. Essa frase não deve ser lida toda junta, como muitos latinos julgam, como se fosse "Quero limpar", mas separadamente, como foi dito primeiro: Quero, ordenando depois: Sê limpo.

E diz-lhe Jesus: Vê que não o digas a ninguém. E, na verdade, que necessidade teria de pregar sermões, aquele que dava preferência ao corpo? Mas vai, e mostra-te ao sacerdote. Por várias causas enviou-o ao sacerdote: primeiro, pela humildade, para que se veja a honra que se deve deferir aos sacerdotes. O preceito da lei estabelecia que aqueles que fossem limpos da lepra oferecessem dons aos sacerdotes. Além disso, para que, vendo o leproso limpo, os sacerdotes cressem no Salvador, ou não cressem: se cressem, seriam salvos; se não, seriam inescusáveis. E, por fim, para que, como muito amiúde tentavam incriminá-l'O, não se O visse infringir a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.