19 de janeiro de 2010

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 95

95) Que nos ordena o quinto Mandamento?
O quinto Mandamento ordena-nos benquerer a todos, ainda mesmo aos inimigos e reparar o mal corporal e espiritual feito ao próximo.
Vês o rei Davi? Enquanto fugia de Jerusalém, um homem chamado Semei, ao qual tinha Davi beneficiado, maldizia-o e lhe atirava pedras. Os soldados de Davi quiseram matá-lo, mas o rei não lho permitiu dizendo: "Deixai! É o Senhor que o permite". Tal mansidão desarmou o malvado, que se arrependeu e se tornou fiel ao seu rei.
"Dou-vos um novo Mandamento - disse Jesus a seus discípulos - que vos ameis uns aos outros, e que, assim como vos amei, vós ameis também uns aos outros" (João, 13,34).
Eis o que nos ordena o quinto Mandamento: Que todos nos amemos porque somos todos irmãos. Amar, não só os bons, mas também os maus e os que nos fizeram mal. Devemos perdoar a estes, mesmo porque, venceremos sua maldade, fazendo-lhe bem.
Ajuda as crianças mais pobres que tu. Jesus disse: "Todas as vezes que o não fizestes a um destes pequeninos, a mim o não fizestes" (Mateus, 25,45). Jesus está em todos os pobres. Se, pois, fizeste mal a algum deles, a seu corpo ou à sua alma, com pancadas ou injúrias, com maus exemplos, deves pedir-lhe perdão e reparar tua falta.
Disse o Apóstolo do Amor: "Aquele que ama a Deus, ame também a seu irmão" (1ª João 4,21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.