2 de janeiro de 2010

Festa do Santíssimo Nome de Jesus: Foi chamado Jesus, como o fora pelo Anjo, antes de ser concebido no seio materno.

Homilias de São Bernardo Abade

Sermão 1 sobre a Circuncisão

Ó mistério grande e admirável! É circuncidado o Menino, e chamado Jesus. Como estão conectadas essas duas coisas? Obviamente, a circuncisão cabe melhor aos que estão para ser salvos, do que ao Salvador; e ao Salvador convém mais circuncidar do que ser cincuncidado. Mas reconhece o mediador de Deus e os homens, Que, desde o Seu nascimento, liga as coisas humanas às divinas, as mais baixas às mais altas. Nascido de mulher, mas Cuja fecundidade dá o fruto de tal sorte que não perde a flor da virgindade. É envolvido de panos, mas esses mesmos panos são objetos da honra de louvores angélicos. Esconde-Se no presépio, mas produz uma radiante estrela no céu. Assim também, pela circuncisão, atesta a humanidade que assumiu, e o Nome que está acima de todo nome indica a glória de Sua majestade. É circuncidado qual verdadeiro filho de Abraão; é chamado Jesus qual verdadeiro Filho de Deus.

Ao contrário das figuras antecedentes que tinham o nome "Jesus", o meu Jesus não leva esse nome em vão ou debalde, não há n'Ele as sombras de um nome superior, mas a verdade. O Evangelista atesta que foi indicado pelos Céus o nome pelo qual foi chamado pelo Anjo antes que fosse concebido no seio materno. E atentai para a profundidade da palavra: Depois que nasceu Jesus, foi chamado Jesus pelos homens, Ele Que assim foi chamado pelo Anjo, antes que fosse concebido no seio materno. Isso porque igualmente Ele é Salvador do Anjo e do homem: do homem pela encarnação, do Anjo desde o início da criação dele. Foi chamado, diz, Jesus, como fora chamado pelo Anjo. No testemunho de dois ou três, mantém-se qualquer palavra: assim Ele, como indicado pelo Profeta, de modo mais manifesto se lê no Evangelho que Se fez carne.

Sermão 2 sobre a Circuncisão

Convém que, quando foi circuncidado o Menino Que nasceu para nós, fosse chamado Salvador, porque evidentemente já desde aquele momento começou a obrar a nossa salvação, derramando por nós Aquele Sangue imaculado. Já não se pergunte o cristão o motivo por que quis ser circuncidado o Cristo Senhor. Foi circuncidado pela mesma razão que nasceu, pela mesma razão que padeceu. Nada disso para Si mesmo, mas tudo pelos eleitos. Não foi gerado no pecado, nem foi circuncidado do pecado, da mesma forma que não morreu por causa do Seu pecado; antes, devido aos nossos delitos. Fora chamado Jesus, diz o Evangelho, pelo Anjo, antes que fosse concebido no seio materno. Chamado justamente, e não por atribuição: na verdade esse é Seu nome desde eternamente. Tem por própria natureza o ser Salvador: esse é Seu nome inato, não imposto por criatura humana ou angélica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário