31 de dezembro de 2009

Circuncisão do Senhor: Pôs-se-Lhe o nome de Jesus.

Homilia de Santo Ambrósio, Bispo
Livro II sobre o capítulo 2 de Lucas, perto da metade.

Então o Menino foi circuncidado. Quem é Este Menino, senão Aquele de Quem foi dito: "Um Menino nos nasceu, um Filho nos foi dado"(1)? "Submeteu-Se à lei para ganhar aqueles que estavam submetidos à lei." (2) Para apresentá-l'O ao Senhor. O que significa ser apresentado ao Senhor em Jerusalém, já o disse no comentário a Isaías. Aquele que circuncidou seus vícios, será achado digno de contemplar o Senhor, porque "Os olhos do Senhor estão sobre os justos".(3) Vês que toda lei antiga era um símbolo da futura: a circuncisão simboliza a purgação dos delitos.

Mas, porque a fragilidade do corpo e da mente humanos, envolvidos em invencíveis vícios, conservam a tendência ao pecado, a circuncisão do oitavo dia prefigura a futura purgação de toda culpa, no tempo da ressurreição. Isso deve-se entender do seguinte: "Todo varão, saindo à luz, será chamado santo para o Senhor"(4). Essas palavras só são literalmente verdadeiras para o nascido da Virgem. E Ele era verdadeiramente santo, porque imaculado. E podemos dizer, ainda, que esse era o sentido da lei, porque as palavras são repetidas do mesmo modo pelo Anjo, que diz: "O Santo que nascer de Vós será chamado Filho de Deus"(5).

O único, portanto, santo, entre os nascidos de mulher, é o Senhor Jesus, Que, isento do contágio da terrena corrupção, que não atingiu o parto imaculado, nem a majestade celeste. Se, pelo contário, entendermos literalmente, como chamar santo todo varão, se não é segredo que muitos sejam maculadíssimos? Acaso é santo Acab? Acaso são santos os falsos profetas, sobre quem Elias justamente fez cair fogo do céu(6)? Mas é santo Aquele Que os piedosos mandatos da divina lei figuravam futuramente, Aquele único a abrir o secreto seio da sua santa virgem Igreja, para, com imaculada fecundidade, gerar povos para Deus.

NN. do T.:
(1) Is 9: 5.
(2) Gl 4: 4-5.
(3) Sl 32: 18.
(4) Nm 18: 15.
(5) Lc 1: 35.
(6) 2Rs 1: 10.

Antífonas das Vésperas da Festa da Circuncisão do Senhor, na Oitava do Natal.

O admirábile commércium : * Creátor géneris humáni, animátum corpus sumens, de Vírgine nasci dignátus est; et procédens homo sine sémine, largítus est nobis suam Deitátem.

Quando natus es * ineffabíliter ex Vírgine, tunc implétæ sunt Scriptúræ : sicut plúvia in vellus descendísti, ut salvum fáceres genus humánum : te laudámus, Deus noster.

Rubum, quem víderat Móyses * incombústum, conservátam agnóvimus tuam laudábilem virginitátem : Dei Génitrix, intercéde pro nobis.

Germinávit radix Jesse, * orta est stella ex Jacob : Virgo péperit Salvatórem ; te laudámus, Deus noster.

Ecce María génuit * nobis Salvatórem, quem Joánnes videns, exclamávit, dicens : Ecce Agnus Dei, ecce qui tollit peccáta mundi, allelúja.



Ó comércio admirável : * O Criador do gênero humano, tomando um corpo animado, dignou-Se nascer de uma Virgem; e, sendo concebido sem o concurso de varão, dispensou-nos Sua Divindade.

Quando nascestes * inefavelmente de uma Virgem, então se cumpriram as Escrituras : como a chuva descestes, para salvar a raça humana : louvamos-Vos, ó Deus nosso.

Na sarça que viu Moisés * incombusta, reconhecemos conservada a Vossa louvável vingindade : Mãe de Deus, intercedei por nós.


Germinou a raiz de Jessé, * apareceu a estrela de Jacó : a Virgem deu à luz o Salvador ; louvamos-Vos, ó Deus nossos.

Eis que Maria gerou * para nós o Salvador, Que, vendo-O, João exclamou, dizendo : Eis o Cordeiro de Deus, eis Aquele Que tira os pecados do mundo, aleluia.
(Tradução nossa.)

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