20 de dezembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 73

73) Somos obrigados a observar os Mandamentos da lei de Deus?
Sim. Somos obrigados a observar os mandamentos da lei de Deus, porque são impostos por Ele, Senhor supremo, e ditados pela natureza e pela sã razão.
Assim como os pais tem direito de mandar em seus filhos, os governantes em seus súditos, assim também e com maior razão, Deus tem direito de impor às suas criaturas a observância de seus Mandamentos. Não estamos sujeitos em tudo, quanto à alma e quanto ao corpo, à vontade de Deus?
Pois bem, sendo sábio legislador, Deus nos impôs uma norma, um guia moral, a fim de que pudéssemos entender e praticar o bem e fugir do mal. Essa norma, fielmente seguida, conduzirá o homem à eterna salvação. Deus, em sua misericórdia, quer a salvação de todos os homens e, por isso, ditando as suas normas, quis fossem elas obrigatórias, promulgando-as com toda a grandeza da sua autoridade: "Eu sou o Senhor! Observai tudo o que vos tenho dito" (Êxodo, 23,13).
Antes, porém, de entregar os Mandamentos esculpidos na pedra, Deus já os havia impresso em nossa consciência. É por isso que nossa razão, quando reta e sã, diz-nos que devemos fazer justamente o que os Mandamentos nos impõem.
Os mandamentos constituem a Lei de Deus. Assim como temos obrigação de acreditar nas verdades reveladas, assim também é nosso dever observar a lei promulgada por Deus.
Rezemos com o Salmista: "Quanto eu amo a tua lei, Senhor! Ela é o objeto da minha meditação todo o dia" (Salmo, 117, 97).

Nenhum comentário:

Postar um comentário