21 de dezembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 74

74) Quem transgride os Mandamentos da Lei de Deus peca gravemente?
Quem deliberadamente transgride, ainda que seja um só Mandamento da lei de Deus em matéria grave, peca gravemente contra Deus e por isso merece o inferno.
Se um filho desobedecesse às ordens de seu pai, dar-lhe-ia desgôsto, faltar-lhe-ia ao respeito e o ofenderia. Pois bem, os dez Mandamentos são as ordens de Deus. Quem não os observa e ousa transgredir, um só que seja desses Mandamentos, desobedece a Deus, falta-lhe ao respeito e O ofende.
Quem ofende a Deus comete pecado e merece castigo. Este castigo pode ser menor ou maior, conforme a gravidade da culpa.
Um menino que roubasse, por exemplo, um doce, transgrediria levemente um Mandamento de Deus - o sétimo - que proíbe roubar, e mereceria por isso um pequeno castigo.
No entanto, vê Caim! Era tão mau, que matou seu irmão Abel, por inveja, porque este era bom.
Transgrediu assim gravemente o quinto Mandamento, cometendo um horrível pecado. Foi por isso que Deus o amaldiçoou e o puniu ainda nesta vida, condenando-o a andar errante e sem paz pela terra. E o que lhe não terá acontecido na outra vida!
Quem transgride gravemente os Mandamentos de Deus merece o inferno. Peçamos, pois o santo temor de Deus, com as palavras do penitente rei Davi: " Transpassa com o teu temor as minhas carnes, porque temi os teus juízos" (Salmo, 117, 120).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.