27 de dezembro de 2009

Domingo na Oitava do Natal: E uma espada transpassará a tua alma...

Homilia de Santo Ambrósio, Bispo - Livro 2 sobre o capítulo 2 de Lucas, perto do fim.

Vê a graça abundante distribuída a todos pelo nascimento do Senhor, e a profecia ser negada aos incrédulos, mas não aos justos. Eis que também Simeão profetiza que o Senhor Jesus Cristo veio para ruína e ressurreição de muitos, para distinguir o merecido pelos justos e pelos iníquos; e, de acordo com a qualidade dos nossos atos, o juíz verdadeiro e justo retribua os suplícios ou os prêmios.

E uma espada transpassará a tua própria alma. Nem a letra nem a história diz que Maria tenha deixado essa vida mediante um grande sofrimento corporal. Uma espada material não pode atravessar a alma, mas unicamente o corpo. E vemos também aqui a prudência de Maria, Que não era ignorante dos mistérios celestes. O Verbo vivo de Deus é mais forte e mais afiado que toda espada afiadíssima, e penetra até a divisão da alma e do espírito, dos membros e das medulas, perscruta os pensamentos dos corações e os segredos das almas, porque tudo é nu e aberto a Deus Filho, a Quem os segredos da consciência não enganam.

Quando Simeão profetizou, já haviam profetizado a Virgem e a esposa [Isabel]; deveria profetizar, ainda, a viúva, que não precisasse de status nem de sexo. E assim Ana, revestida dos dons da viuvez e de costumes tais que fosse crida perfeitamente digna de ter vundo anunciar o Redentor de tudo. Os seus méritos, já os descrevemos quando, em outra parte, exortávamos as viúvas, e por isso não repetiremos agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.