19 de dezembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 72

MORAL CRISTÃ

72) Que são os Mandamentos da Lei de Deus?
Os mandamentos da Lei de Deus, ou Decálogo, são as leis morais que Deus deu a Moisés no monte Sinai e que Jesus Cristo aperfeiçoou no Novo Testamento.
Narra o Evangelho que certo dia um jovem muito rico perguntou a Jesus: "Bom Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?" Jesus respondeu-lhe: "Se queres entrar na vida, guarda os Mandamentos" (Mateus 19,16). Aqueles mesmos Mandamentos que faz tantos séculos já havia Deus dado a Moisés no monte Sinai,são ainda hoje a suprema lei moral da humanidade.
O quadro representa Moisés descendo do monte Sinai, com as tábuas da lei. O povo de Israel foi encontrá-lo festivamente. Havia, porém, grande diferença entre o semblante de Moisés, a quem havia Deus falado e o do povo, que o aclamava. O semblante destes exprimia curiosidade e temor, mãos alçadas, mas corações frios; ao passo que o de Moisés, exprimia a segurança da verdade, estava radioso e cheio de serena majestade. Era porque nele se difundia a luz proveniente de Deus, com Quem tivera íntimo colóquio. Mostra as tábuas da Lei, não como um jugo, mas como o dom mais precioso recebido de Deus.
Essas leis serão o código eterno da vida de cada homem. Realmente: o Filho de Deus feito homem não abolirá, mas confirmará e aperfeiçoará no Novo Testamento, a Lei de Moisés. Ensinar-nos-á a praticá-la por amor e em vista da recompensa celeste e não por temor, à espera de recompensas humanas.
"Se me amais, afirma o Divino Mestre, observai os meus Mandamentos (João 14,15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.