30 de dezembro de 2009

O Segredo Admirável do Santíssimo Rosário - São Luiz Maria Grignion de Montfort

"O Bem-Aventurado Alano disse que a Santíssima Virgem lhe revelou que Jesus Cristo seu Filho havia aparecido depois que ela aparecera a São Domingos e lhe havia dito: 'Domingos, alegro-me de ver que não te apoias em tua sabedoria e que trabalhas com humildade pela salvação das almas, sem preocupar-te em agradar aos homens vãos. Muitos pregadores querem logo tonitroar contra os pecados mais graves, esquecendo que antes de dar remédio penoso é necessário preparar o enfermo para que o receba e se aproveite dele. Por isso devem antes exortar o auditório ao amor, à oração, especialmente ao meu angélico Saltério; porque se todos começam a rezá-lo não é duvidoso que a divina clemência estará propícia para os que perseverem. Reza, pois, meu Rosário'."
Em outro lugar diz o Bem-Aventurado Alano: "Todos pregadores façam os cristãos rezarem a saudação angélica no começo de seus sermões, para obter a graça divina. A razão disso se encontra numa revelação feita a São Domingos pela Bem-Aventurada Virgem: 'Filho meu, disse-lhe, não te surpreendas de que não tenha êxito tuas pregações, porque trabalhas em uma terra que não foi regada pela chuva. Sabei que quando Deus quis renovar o mundo, enviou de antemão a chuva da saudação angélica, e foi assim que se reformou o mundo. Exorta, pois, em teus sermões a rezar o Rosário e recolherás grandes frutos para as almas'. E tendo feito assim São Domingos sempre suas pregações obtiveram notável êxito".
Enquanto, imitando São Domingos, se pregou a devoção do santo Rosário, a piedade e o fervor floresciam nas Ordens religiosas que praticavam esta devoção e no mundo cristão; mas desde que não se deu tanto apreço a esse presente vindo do Céu não se vêem mais que pecados e desordens em todas as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.