31 de dezembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 83

83) Que é o pecado mortal?
O pecado mortal é uma desobediência à lei de Deus em matéria grave, feita com plena advertência e consentimento deliberado.
Se queres saber quanto pesa um objeto, tu o colocas na balança, não é?
Pois bem, Deus colocou também em nosso coração uma balança, que se chama consciência, na qual pesamos, por assim dizer, os pecados cometidos.
E como se faz isto? Eu já te explico: reflete-se com seriedade se se ofendeu a Deus em coisas graves; se havia intenção de se fazer o mal, premeditando-se, por exemplo, uma cilada. Se a consciência disser que sim, então, sem dúvida alguma, cometeu-se um pecado mortal; se disser que não, cometeu-se apenas um pecado venial.
Olha esses homens com espadas e com olhos sanguinários. Eles esperam um senhor que está atrás da porta para matá-lo. Esperam-no; estão, portanto, sabendo perfeitamente o que vão fazer. Decidiram-se a matá-lo e fazem isto com pleno consentimento. Como matar o próximo é expressamente proibido, eles estão a cometer um pecado mortal.
Quem comete pecado mortal, ainda que seja apenas um, perde a amizade de Deus, isto é, a sua graça, perde todos os méritos já conquistados, não pode adquirir outros enquanto estiver nesse estado e merece o inferno.
O Senhor disse: "O caminho dos pecadores é calçado de pedras unidas entre si, mas vai dar ao inferno, às trevas e aos tormentos" (Eclesiástico, 21,11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.