27 de dezembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 79

79) Como se apaga o pecado original?
O pecado original apaga-se com o santo batismo.
Todos nós nascemos com a mancha do pecado original. Mas, não se pode tirar esta mancha? Sim, porque Jesus institui o sacramento do Batismo que apaga o pecado original.
O sacerdote, quando batiza uma criança, derrama-lhe água na cabeça, dizendo-lhe: Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Nesse momento a alma fica purificada da mancha do pecado original e nela se estabelece a graça santificante, isto é, a amizade e a vida de Deus.
Assim como a criança, ao nascer, fica fazendo parte da família de seu pai e de sua mãe, assim também pelo Batismo, começa ela a fazer parte da grande família cristã, que é a Igreja. Pelo caráter do Batismo, torna-se filha de Deus, irmã de Jesus Cristo.
Vês esse homem de idade avançada? Era um poderoso ministro de Candace, Rainha dos Etíopes. Sua virtude mereceu-lhe a graça de se tornar filho de Deus pelo Batismo.
Ao regressar de Jerusalém, fêz o Senhor com que ele se encontrasse com São Felipe. Este, subindo em sua carruagem, instruiu-o na fé critã. Quando chegaram à beira de um lago, o ministro da Rainha disse a São Felipe: "Eis, aqui temos água, por que não hei de ser batizado?" Batizou-o, então, São Felipe, e assim, purificado de toda mancha, regressou cristão ao seu país.
Disse Jesus a Nicodemos: "Quem não renascer por meio do batismo da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino de Deus" (João, 3,5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário