31 de dezembro de 2009

Segunda ingratidão dos homens para com Jesus Sacramentado

Agravos feitos a Jesus Sacramentado

Não se satisfaz a ingratidão dos homens com negar o mais Augusto Mistério de nossa fé, nem com ultrajá-l'O com as línguas e com as penas; mas o que não se pode escrever sem horror, põem também suas sacrílegas mãos no Divino Cordeiro Sacramentado, escondido debaixo duns poucos acidentes, pobre, humilde e obediente por Seu amor. Não se contenta com ter-Lhe dado a mais cruel e afrontosa morte padecida por algum dos nascidos, em uma Cruz, mas ainda desafoga seu ódio contra Aquele adorável Corpo Que lhe deixou Sacramentado para seu remédio.
Quem poderá contar a infinidade de agravos e ofensas que se fizeram no mundo a Este Divino Sacramento? Três malvados hereges deram outras tantas punhaladas na Sagrada Hóstia, Que compraram de um Católico traidor, da Qual, para confusão de todos, emanou em grande abundância o puríssimo Sangue de Jesus. Eu A vi no Monastério do Escurial, Panteão dos Reis Católicos, inteira e incorrupta até a presente hora, e duram visivelmente nela as compassivas cicatrizes das desumanas e penetrantes feridas.
Passo em silêncio quantos Templos foram destruídos, quantos Altares profanados na Alemanha, Holanda, França e Inglaterra, e quantas vezes as mesmas Aras onde se celebrava o tremendo Sacrifício de nossa Redenção serviram de presépio para os brutos. Só de minha Religião Carmelitana arrasou e profanou oitenta e quatro Igrejas Henrique VIII. Na Grã-Bretanha, contam-se dez mil que destruiu esse rei só nesta ilha. Não faltaram mãos que jogassem no azeite fervente o Corpo de Jesus, que O dessem de comer aos cachorros, que O pusessem aos pés dos cavalos, e O metessem dentro das colméias de abelhas, as quais, mais piedosas do que os homens, reconhecendo seu Criador Sacramentado, Lhe formaram com a cera um engenhoso e admirável Templo.
Ó espetáculos incríveis! Mas não uma vez só vistos no mundo! Assim é desprezado pelos homens Aquele Sacramento, Que, rodeando-O, adoram os Serafins. Assim é maltratado pelas criaturas Aquele Que com Seu rosto por terra venerava a Rainha dos Céus. Agora vê Esta Senhora, fechado num lugar imundo, o mesmo a Quem dava delicioso albergue em Seu peito. Agora vê, pasto de brutos, o mesmo Divino Pão, Que amassou com seu próprio leite virginal, e de Cujo Sangue depois Se alimentava. Agora vê ultrajada Aquela Carne, Que dava vida a Seu coração, quando, todo inflamado de amor, se abria em duas partes para encerrar em si Seu Filho Sacramentado, Que todos os dias recebia da mão de Seu querido Evangelista João. Eu creio verdadeiramente que se Esta Soberana Princesa fosse capaz ainda de sentimento, teria, naquela tão elevada Glória, a mais intensa dor, em ver na terra tão desprezado Este Augustíssimo Sacramento; em ver como correspondem os homens a um Amante Que, tendo Seu Trono no Empíreo, quis ficar com eles, sujeito a tantas ofensas; vendo como pagam a um Médico Que faz de Sua própria Carne medicina para seus males, e a um Pastor Que Se desnuda de Sua própria pele para cobri-los, e derrama Seu sangue para alimentá-los.
Agora, pois, Almas Católicas, que zelo é o que abrasa vossas entranhas para olhar pela honra d'Este Augustíssimo Sacramento? Os infiéis conjuram contra Ele, arruinam Seus Altares, desolam Seus Santuários, e tentam desterrar do mundo o Seu nome. E vós, que n'Ele credes e O confessais, que serviços são os que Lhe fazeis, em recompensa de tantos agravos? Onde está vossa contínua assistência a Seus pés? Onde as dádivas de vossas riquezas para reparo de Seus danos? Se houvera em vós uma centelha de verdadeiro amor a Jesus Sacramentado, levantaríeis em Seu obséquio mais Templos do que os Altares que destroem os hereges, e Lhe tributariam mais venerações do que eles executam ultrages. E vós, Monarcas e Príncipes Católicos, sabei que Deus coroou vossas cabeças e pôs o cetro em vossas mãos para defenderdes e olhardes pela honra de Seu Filho Sacramentado, contra quem temerariamente O insulta, o ódio e furor herético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.