8 de dezembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 61

61) Jesus morreu enquanto Deus ou enquanto homem?
Jesus Cristo morreu enquanto homem, porque enquanto Deus não podia padecer nem morrer.
Jesus era bom, fazia bem a todos, curava os enfermos, ressuscitava os mortos e ensinava aos homens o caminho do Céu. Mas homens maus e invejosos - os fariseus e os escribas - queriam matá-Lo. Judas, o traidor, vendeu Jesus a esses malvados por trinta dinheiros, servindo-se de um beijo para conseguir seu malévolo intento. Os inimigos de Jesus mandaram matá-Lo, cobri-Lo de insultos, flagelá-Lo e coroá-Lo de espinhos. Levaram-nO depois a Pilatos, para que este o condenasse à morte. Puseram-Lhe sobre os ombros uma pesada cruz e O conduziram ao Calvário, onde atravessaram suas mãos e seus pés com grossos cravos e O levarantaram na cruz, entre dois ladrões. Jesus agonizou durante três horas e perdoou seus algozes. Inclinou depois a cabeça e expirou. Um soldado tomou uma lança e com ela atravessou o santíssimo coração de Jesus.
Vieram então alguns amigos de Jesus, os quais, com a Virgem Dolorosa e algumas piedosas mulheres levaram seu corpo para ser sepultado.
Jesus é Deus e homem. Mas Deus não pode sofrer nem morrer, porque não tem corpo como nós. Os homens, cujo corpo é composto de matéria, de células e de tecidos vivos, passarão um dia pela dissolução desse mesmo corpo, que voltará à terra, da qual foi tirado. Embora Jesus também tenha morrido, a sepultura conservou o seu corpo intato. Revestiu-se Jesus da nossa humanidade para poder sofrer e morrer por nós.
"Lembra-te, homem, que és pó e em pó te hás de tornar" (Liturgia da Quarta-feira de cinzas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.