31 de outubro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 37

37) Qual é a Igreja de Jesus Cristo?
A Igreja de Jesus Cristo é a Igreja Católica Romana, porque só ela é una, santa,católica e apostólica, como Ele a quis.
Em Roma, sobre a colina do Vaticano, onde São Pedro foi martirizado, levanta-se a majestosa basílica que tem o seu nome. De todas as partes do mundo acorrem peregrinos para visitá-la, porque é a primeira igreja do mundo, farol de irradiação para toda a catolicidade e símbolo eloquente da Igreja espiritual fundada sobre a rocha inabalável de Pedro.
Há no mundo outras sociedades que usurpam o nome de "igreja", mas não são a verdadeira Igreja de Jesus Cristo.
Para distinguí-la das outras, Jesus deu à Igreja por Ele fundada quatro caracteristicas inconfundíveis: a unidade, a santidade, a catolicidade e a apostolicidade.
A Igreja de Jesus Cristo é una em todo o mundo. Os fiéis obedecem todos ao mesmo Pastor - o Papa -; todos tem a mesma fé e recebem os mesmos Sacramentos. É católica, porque foi instituída para todos os hemens e está espalhada por toda a Terra. É santa, porque tudo na Igreja é santo e todos são chamados à santidade. É apostólica, porque remonta aos Apóstolos e é governada pelo Papa e pelos Bispos, seus sucessores.
Todas estas notas distintivas encontram-se reunidas na Igreja Católica. Ela é, portanto, a única e verdadeira Igreja instituída por Jesus Cristo.
Roma tornou-se a capital do mundo cristão, o farol da luz de Deus em meio às agitações do mundo, a imensa nau que navega no mar dos séculos para os pórticos do infinito. (M. Cordovani - "Romanidade da Igreja")

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.