2 de outubro de 2009

02 de outubro: Festa dos Santos Anjos da Guarda

Santos Anjos Da Guarda.

Além da festa do S. Miguel e dos Anjos em geral, instituiu a Igreja mais a de hoje, para dar graças a Deus por todos os favores que concede a cada alma, pela intercessão e zelo do respectivo Anjo da Guarda. A este príncipe celeste devemos homenagem constante de respeito, confiança e gratidão, diz S. Bernardo, cuja doutrina e expressões apenas aqui referimos. Respeitemos e veneremos a sua presença ao pé de nós; confiemos em sua caridade incansável; agradeçamos-lhe a vigilância e serviços que nos presta.
Amemos, continua o santo Doutor, amemos a nossos Anjos tutelares, que, depois de nos proteger e amparar na presente vida, serão nossos companheiros e co-herdeiros na Glória.
Proporcionemos nossa devoção ao seu poderoso auxílio contra nossos inimigos visíveis e invisíveis.
Por mais fracos que sejamos, por miserável que seja a nossa presente condição, por muitos que sejam os perigos que nos rodeiam, não desanimemos, que Deus nos há de valer pelo ministério do Santo Anjo da Guarda. Dele esperemos consolo nas tribulações, socorro nas tentações, fortaleza nas angústias da morte, e levará nossa alma a Deus, nosso princípio, nosso fim eterno.

Prática – 1ª.
Observemos a ordem que deu o Senhor a Moisés antes que entrasse na terra de promissão. Estas coisas diz o senhor teu Deus: Eis que eu envio o meu Anjo diante de tua face, para que te guarde no caminho, e te leve ao lugar que tenho aparelhado. Respeita-o e ouve a sua voz.

Prática – 2ª.
Rezar freqüentemente a oração: Anjo de Deus, que por divina piedade sois minha guarda e proteção, inspirai-me, defendei-me, dirigi-me e governai-me. Amém.

Missa:

INTRÓITO
Bendizei ao Senhor todos os Anjos dele, vós também, poderosos em virtude, que sois os executores de sua palavra, para obedecer à voz de suas ordens. Sl. 102. Bendize, ó minha alma, ao Senhor. Todas as coisas que há dentro em mim bendigam o seu Santo Nome. V. Glória.

COLETA
Ó Deus, que por inefável providência, vos dignastes de mandar-nos vossos Anjos para nos guardar, ouvi nossas preces e concedei-nos, nós vo-lo pedimos, a graça de sermos defendidos por sua proteção e de gozar de sua companhia por toda a eternidade. Por N. S. J. C.

EPÍSTOLA
Exod. 23, 20 – 23
Eis o que diz Jeová, teu Deus: Enviarei meu Anjo que vá adiante de ti e te guarde pelo caminho e te introduza no lugar que te preparei. Respeita-o, ouve sua voz e não o desprezes, porque não te perdoaria tua rebelião, porque o meu Nome está nele. Mas se ouvires a sua voz e fizeres tudo que te disser, eu serei o inimigo de teus inimigos e afligirei os que te afligem, porque o meu Anjo caminhará adiante de ti.

EVANGELHO
Mateus II, 25 – 30
Naquele tempo: Respondendo Jesus, disse: Graças te dou, Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequenos. Assim é, Pai, porque assim te agradou em teus olhos. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. E ninguém conhece ao Filho, senão o Pai; nem alguém conhece ao Pai, senão o Filho, e a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim todos que estais cansados e carregados, e eu vos farei descansar. Tomai sobre vós meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas. Porque meu jugo é brando, e meu peso leve.

OFERTÓRIO
Bendizei o Senhor, vós todos seus anjos, seus ministros para cumprir as suas ordens.

SECRETA
Recebei, Senhor, o dom que vos oferecemos em honra de vossos Santos Anjos, e concedei-nos em vossa misericórdia, que sua proteção constante nos livre de todos os males presentes e nos consiga a glória eterna. Por N. S. J. C.

COMUNHÃO
Bendizei ao Senhor, vós todos os Anjos, entoai-lhe um hino de louvor e glorificai-o por todos os séculos.

PÓSCOMUNHÃO
Senhor, recebemos com alegria vossos dignos mistérios, na festa de vossos Santos Anjos, e vos pedimos nos livreis das ciladas de nossos inimigos e preservais de todos os males. Por N. S. J. C.

Fonte: GOFFINÉ. Manual do Christão. 1930

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.