10 de outubro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 18

18) Que é o Purgatório?
O Purgatório é o sofrimento temporário da privação de Deus e de outras penas, que apagam da alma todos os restos de pecado.
Os pecados são todos iguais ? Não, há pecados graves e outros leves. Os pecados graves merecem o inferno. Os pecados leves, além da pena temporal a eles devida, merecem o Purgatório.
O Purgatório é um lugar de sofrimento muito mais doloroso do que, por exemplo, o leito para o doente e o cárcere para o prisioneiro.
Vão para lá as almas que saíram desta vida com alguma pena a pagar pelos pecados cometidos ou com algum pecado venial ainda não perdoado. Nesse lugar as almas purificam-se para se tornarem dignas de possuir o Céu.
No purgatório há fogo e muitos outros sofrimentos, mas não são eternos. As benditas almas estão conformadas, porque têm certeza de um dia verem a Deus e de com Ele serem eternamente felizes.
Podemos abreviar as penas das almas purgatório, oferecendo-lhes nossos sufrágios.
Desde os primeiros tempos da Igreja - atesta-nos o santo Pontífice Gregório Magno - é costume oferecer o Santo Sacrifício da Missa em sufrágio dos defuntos. Deus acolhe benigno nossas orações e manda freqüentemente seus anjos libertar as santas almas, abrindo-lhes as portas do Céu.
"É pois um santo e salutar pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres dos seus pecados" (2 Macabeus, 12,46).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.