15 de outubro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 23

23) Qual é a segunda pessoa da Santíssima Trindade?
A segunda pessoa da Santíssima Trindade é o Filho.
Contempla Jesus na serena beleza da sua humanidade, tanto quanto conseguiu idealizá-la a arte de Carracci.
Tu aprendeste a conhecer e amar a Jesus nos joelhos de tua mãe. Jesus é o Filho de Deus feito homem, isto é, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Fez-se homem para nos salvar.
Ele é eterno como o Pai, imenso como o Pai, incriado como o Pai, perfeitíssimo como o Pai.
Costuma-se também dar o nome de "Verbo" ao Filho de Deus, ou de "Sabedoria Eterna", porque gerado pelo Pai, não de modo humano, mas por via de pensamento. É tão perfeito o Pai, que em se contemplando a Si mesmo dá vida real ao seu pensamento e este é o seu Divino Filho.Atribuem-se ao Filho as obras de sabedoria, a ordem que há no mundo e a sua conservação.
"Ele é - diz São Paulo - a Imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criatura... Tudo foi criado por Ele e para ele (Colossense I,15-16).
O Evangelho de S. João começa com este solene prelúdio: "No princípio era O Verbo e o Verbo estava em Deus, e o Verbo era Deus" (João, 1,1). "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (João, 1-14).
O Pai Eterno confirmou no monte Transfiguração, que Jesus Cristo é o Verbo Encarnado gerado pelo Pai: "Este é o meu Filho caríssimo, ouvi-O (Marcos 9,6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.