29 de outubro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 35

35) Que é a Igreja?
A Igreja é a sociedade dos verdadeiros cristãos, isto é, dos batizados, que professam a fé e a doutrina de Jesus Cristo, participam dos seus Sacramentos e obedecem aos Pastores constituídos por Ele.
A cena que vês representa a Santa Igreja. No Céu ela é constituida pelos Anjos e pelos Santos; na Terra, pelos fiéis guiados por seus Pastores: o Papa. os Bispos e os Sacerdotes.
A Igreja da qual estamos falando, não é aquela onde vais assistir à Santa Missa e aprender o catecismo. Aquela é um templo de pedra, porém esta, da qual falamos, é a Igreja viva das almas e dos corações. É a sociedade, isto é, a união de todos os cristãos. Ser cristão é ser batizado, professar a fé e a doutrina de Jesus Cristo e participar dos Sacramentos que Ele instituiu para santificar as almas. Além disso é necessário obedecer ao Papa e aos Bispos, que o Espírito Santo constituiu Pastores para governarem a Igreja.
A Igreja é também o Corpo Místico de Jesus Cristo, do qual Ele é a cabeça, o Espírito Santo é o Coração e nós somos os membros.
Ela não termina na Terra, mas continua no céu e no purgatório. A Igreja da terra chama-se militante, porque combate contra os inimigos do bem; a do purgatório chama-se padecente, porque lá as almas se purificam de toda culpa ou restos de culpa; a do Céu chama-se triunfante, porque é gloriosa com Jesus, sua Cabeça.
Osvaldo L. de Morais termina uma sua poesia:
- "Não!" - lhe responde o Papa sobranceiro, -
Chegou ao fim a tua vaidade!
Tu és forte, mas não me vencerás:
Se és o Tempo eu sou a Eternidade".
(Aeternitas sum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.