28 de outubro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 34

34) Que é o Credo ou símbolo dos apóstolos?
O credo ou símbolo dos apóstolos é uma profissão dos mistérios principais e das outras verdades reveladas por Deus e ensinadas pela Igreja.
São muitas as verdades reveladas por Deus. Estão todas contidas na Sagrada Escritura e na Tradição da Igreja.
Jesus Cristo ensinou-as nos três anos de sua vida pública e depois os Apóstolos, espalhando-se por todo o mundo, ensinaram-nas a todos os povos.
Para poderem reter facilmente na memória, conforme uma antiga tradição, compilaram eles o Credo que se chamava "Símbolo dos Apóstolos", e no qual resumiram as principais verdades reveladas e os principais mistérios da nossa fé, isto é, os mais necessários para a salvação.
Nos primeiros tempos da Igreja o neófito emitia a sua profissão de fé antes de receber o Batismo, recitando o Símbolo dos Apóstolos; até hoje é ele a "senha" do cristão. Quem renegou um só artigo do Credo renuncia a sua fé. Os mártires deram a sua vida pela defesa do Credo.
São Pedro de Verona, cujo martírio o quadro representa, percorria as cidades da Itália, pregando contra as heresias dos Valdenses, dos Albigeneses e de outros hereges, pertubadores da ordem social e da Igreja. Mas os renitentes forçaram-no a ir a pé desde Como até Milão, onde um bandido o atravessou a fio de espada. Tombou o Santo recitando o Credo em alta voz. Não podendo terminá-lo, já agonizante, ensopou o dedo no próprio sangue e escreveu no chão: "eu Creio!"...
Magnífica profissão de fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.