4 de outubro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 13

Para que fim nos criou Deus ?
IIª parte: Deus criou-nos para amá-lo...
O coração do homem almeja conhecer e amar o bem.
Sendo Deus o Bem supremo que a razão humana pode conhecer, deve o homem arder de gratidão para com seu Criador.O símbolo do amor é a chama e esta dirige-se sempre para o alto.
Palpita o coração humano de anseios sobrenaturais e, não há criatura alguma capaz de satisfazê-lo se não Deus só.
"Ó Deus, criaste-nos para ti, e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousa em Ti!" - exclamava Santo Agostinho.
São os Santos criaturas sábias que fizeram do amor de Deus a razão de sua vida, de seus trabalhos e até de seu martírio. Vê no quadro a mártir romana Santa Inês.
Possuidora de rara beleza foi, com apenas treze anos pedida em casamento por Procópio, filho do então prefeito de Roma. Inês recusou. Seu coração não podia pertencer a homem algum: "Procópio - disse-lhe Inês - eu amo a Cristo, a Ele me consagrarei e serei d'Ele para sempre!"
A recusa de Inês enfureceu o jovem, cujo amor se transformou em ódio. Denunciou-a como cristã ao prefeito, seu pai, e este mandou que a conduzissem a um lugar infame. Entretanto, um anjo do Senhor veio em sua defesa. Foi depois condenada a morrer numa fogueira, mas escapou milagrosamente das chamas, até que enfim, veio o machado cortar-lhe a virginal cabeça. A angélica menina caiu exclamando: "Eis que já passou Aquele pelo Qual suspirava. Unirme-ei no Céu a Quem na terra amei com todas as minhas forças".
"Amaras o Senhor teu Deus - diz o Senhor - com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente. Este é o máximo e primeiro mandamento" (Mateus, 22,37).

Nenhum comentário:

Postar um comentário