26 de outubro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 32

32) Para viver segundo Deus, que devemos fazer?
IIIª Parte: Para viver segundo Deus devemos crer as verdades reveladas por Ele e observar os seus Mandamentos, com o auxílio da sua graça, que se obtém por meio dos Sacramentos e da oração.
Nos primeiros séculos, foi a Igreja perseguida pelos imperadores romanos de maneira atroz. Ser cristão era considerado um delito. As prisões estavam repletas de confessores da fé e as arenas regurgitavam de mátires. E onde iam os primeiros cristãos buscar aquela impávida fortaleza que os levava a professarem sua fé, mesmo à custa do próprio sangue?
Os pagãos não sabiam explicá-lo; nós porém, o sabemos: Era a graça de Deus que lhes dava essa suprema fortaleza para enfrentarem serenamente a morte! Adquiriam-na pela oração, pelos Sacramentos e especialmente pela Comunhão. Quantas vezes, durante a noite, nos subterrâneos das catacumbas, que eram muitas nos subúrbios de Roma, os cristãos reuniam-se para a celebração dos divinos mistérios, durante os quais nutriam-se com o pão dos fortes e ouviam as fervorosas exortações de seus Pastores. Ao amanhecer, saíam transfigurados pela graça, prontos para suportarem por amor de Deus tudo o que lhes acontecesse.
É a graça o poderosíssimo auxílio que Deus infunde na alma de quem reza, confortando-o na prática dos Mandamentos e na observância dos deveres quotidianos. Dá-lhe forças, não só para repelir as tentações do demônio, mas também para vencer as suas própias más inclinações, garantindo-lhe assim a posse do Céu. São os Sacramentos os canais que infundem a graça na alma dos fiéis, fazendo-os viver conforme a Lei de Deus.
A oração é um segredo de vida espiritual, é uma promessa de vitória. "Tudo posso n'Aquêle que me conforta" - afirma São Paulo - e acrescenta: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Filipense, 4,13; Romanos-8,31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.