24 de outubro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 32

32) Para viver segundo Deus que devemos fazer?
Iª Parte: Para viver segundo Deus devemos crer as verdades reveladas por Ele.
Quando vais pela primeira vez à casa de um amigo e não conheces o caminho, perguntas a alguém, não é mesmo?
Pois bem, todos os homens devem ir para o Céu, para se encontrarem com Deus. No entanto, depois do primeiro pecado, desviaram-se do caminho. Jesus então veio ensinar-lho.
Deixou-nos Ele os mais maravilhosos exemplos durante os trinta anos passados em Nazaré. Depois, pelo espaço de três anos, percorreu as cidades e as aldeias da Palestina, ensinando sua doutrina nas montanhas, nas casas de residência, nas fazendas, nos sítios, na barca de São Pedro (pois este era pescador antes de ser Apóstolo).
Para chegarmos ao Céu precisamos andar por três caminhos: no primeiro encontramos as verdades que Deus nos revelou e que devemos crer; no segundo encontramos os mandamentos que o Senhor nos deu e que devemos observar; no terceiro encontramos os santos Sacramentos e a oração.
Primeiramente devemos crer tudo o que Jesus - verdade infalível - nos revelou e que por meio da Santa Igreja Católica Apostólica Romana nos propõe a crer, isto é, todas as maravilhosas verdades contidas no catecismo.
São três os guias do caminho da fé: a Sagrada Escritura divinamente inspirada, a Sagrada Tradição e o ensinamento infalível da Igreja. Ouçamos o que diz a poetisa patrícia, Maroquinha Jacobina Rabelo em uma de suas "Parábolas":
Assim, quem ouve só a palavra divina
E não fixa e não cumpre esta santa doutrina
Da eterna salvação, por certo se arreceia,
Porque é qual homem néscio: edificou na areia.
Mas quem esta palavra escuta com atenção
E a cumpre, é semelhante ao prudente varão:
Cumprida a lei de Deus, no peito a graça medra,
Não teme os vendavais, edificou na pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.