3 de outubro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 13

13) Para que fim nos criou Deus ?
Iª parte: Deus criou-nos para O conhecermos...
Certa vez um missionário perguntou a um velho sábio chinês: "Mestre, sabeis dizer-me para que fomos criados?" Respondeu-lhe o chinês: "Para comer arroz!"
Tu que és mais sábio que aquele velho, saberás responder-me que fomos sobretudo criados para conhecer a Deus.
O menino que apenas desperta para o uso da razão, já atormenta os pais com mil perguntas. Quer tudo saber. A alma suspira pela verdade e principalmente pela primeira e última verdade, que é Deus. Quantos, porém, nem conhecem o seu Senhor e o seu Deus! Grande parte da humanidade ainda está sepultada nas trevas do paganismo e da idolatria. Outra, embora tenha recebido a luz do cristianismo, leva uma vida lastimável, porque deixou perder-se no seu coração a fé e a retidão da consciência, e no entanto só estas nos levam ao conhecimento de Deus. Infelizes! Pois, sem o desejo de conhecer a Deus, não chegarão jamais à conquista da verdade!
Observa a cena sugestiva que este quadro representa: Paulo, infatigável Apóstolo de Cristo, mesmo quando prisioneiro, prega a verdade tanto aos humildes quanto aos potentados, assim nos palácios como nos casebres. Ousou até transpor o limiar do palácio de Nero, onde os pretorianos, os servos e os escravos do imperador ouviam atentos sua palavra eloqüente, enlevados pela sublimidade da religião cristã, única que satisfaz os anseios do coração humano.
Fomos criados para conhecer a Deus, para possuir a verdade eterna e para nos abismar na visão beatífica - que é a visão de Deus.
"Ora - disse Nosso Senhor - a vida eterna é esta: que te conheçam a ti como único verdadeiro Deus e a Jesus Cristo a quem enviaste" (Jo. 17,3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário