1 de novembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 38

Quais são os legitimos Pastores da Igreja?
Os legítimos Pastores da Igreja são o Papa, ou Sumo Pontífice, e os Bispos em união com ele.
Um dia Jesus disse: "Eu sou o Bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem a mim. Tenho também outras ovelhas que não são deste aprisco; e importa que eu as traga, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor" (João-10, 14-16).
O aprisco de Jesus é a Igreja, as ovelhas são todos os fiéis. Quando Jesus subiu aos céus, deixou no mundo outros pastores para governarem seu rebanho, isto é, os Apóstolos, aos quais disse: "Ide, pois,ensinai todas as gentes" (Mateus - 28,19). Confiou-lhes Jesus os seus poderes, a sua doutrina e os seus Sacramentos.
Os Apóstolos, depois transmitiram fielmente este tesouro de fé a seus sucessores, que vem desde aquele tempo, governando a Igreja. São estes o Papa e os Bispos unidos ao Papa.
A bela ilustração representa a hierarquia católica de Ordem e de Jurisdição, que constitui a Igreja docente, à qual está confiado o magistério ordinário e o governo dos fiéis.
O Papa e os Bispos são legitimos Pastores porque remontam aos Apóstolos. O Papa governa toda a Igreja. Os Bispos governam suas Dioceses e são representados pelo Vigário em sua paróquia.
"Irmãos - exorta São Paulo - obedecei aos vossos superiores e sede-lhes sujeitos, porque eles velam como quem há de dar contas das vossas almas" (Hebreus-13,17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.