2 de novembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 39

39) Quem é o Papa?
O Papa é o sucessor de S. Pedro; e, portanto, o chefe visível de toda a Igreja e Vigário de Jesus Cristo, Chefe invisível.
S. Pedro foi o primeiro Vigário de Jesus Cristo.
"Vigário" é aquele que faz as vezes de uma pessoa e a representa. O Papa representa Jesus Cristo e por isso é o seu Vigário. Santa Catarina de Sena chamava-o: "o doce Cristo na terra".
Depois de Pentecostes S.Pedro foi para Roma - a capital do maior império do mundo naquele tempo -, para aí pregar o Evangelho. Foi ele o primeiro bispo de Roma. Seu martírio, que foi a crucifixão, mas de cabeça para baixo, passou-se no circo de Nero, na colina do Vaticano, quando governava esse mesmo imperador. A S. Pedro sucedeu S. Lino e depois todos os outros até o atual Pontífice Romano, o Santo Padre Bento XVI. Todos os Papas são, pois, sucessores de S. Pedro.
A verdadeira cabeça da Igreja é Jesus Cristo, seu Fundador, mas depois de sua ascenção ao Céu Ele é a cabeça invisivel de sua Igreja, ao passo que o Papa, que O representa, é a cabeça visivel.
Assim como Jesus Cristo teve predileção pelas crianças, assim também o Santo Padre as ama com afeto particular e prodigaliza-lhes os mais carinhosos desvelos.
"Seja esta a vossa mais gloriosa divisa: Católicos, com o Papa!"(S. João Bosco, "Memórias biograficas", Lemoyne, 6, 861).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.