6 de novembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 43

43) Quais são os mistérios principais da fé professados no Credo?
Os principais mistérios da fé, professados no Credo, são dois: a Unidade e Trindade de Deus; a Encarnação, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
No Credo fazemos profissão de muitas verdades de fé. Algumas delas são "mistérios", isto é, verdades que a nossa razão não chega a compreender mas que aceita pela autoridade de Deus que no-las revelou, o Qual não se engana nem nos pode enganar.
Entre os mistérios professados no Credo, dois são os principais, porque são como que o fundamento de todas as verdades de nossa santa religião e sobretudo porque neles devemos crer, para que nos possamos salvar. São eles:
a Unidade e a Trindade de Deus;
a Encarnação, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A gravura que vês explica maravilhosamente este dois mistérios.
O Eterno Pai e Jesus, (cujo corpo traspassado é sustentado pelo Pai) e a Pomba que está suspensa entre ambos, significam as três Pessoas da Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
O corpo exânime de Jesus, com a cabeça coroada de espinhos, com as mãos e os pés traspassados, com a chaga do lado a sangrar, lembra-nos que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos remir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.