24 de novembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 54

54) Que cuidado devemos ter de nossa alma?
De nossa alma devemos ter o máximo cuidado, porque só salvando a alma seremos eternamente felizes.
Nesta maravilhosa tela, Paulo Veronese representa o martírio de São Marcos e Marceliano, dois ilustres irmãos romanos. O capitão que segura a bandeira e mostra o céu é São Sebastião. Acusados como cristão, Marcos e Marceliano foram presos e condenados a morrer decapitados.
Seus pais, ainda pagãos, conseguiram perante o govêrno, diferir para mais um mês a execução , esperando que nesse espaço de tempo, renegassem eles sua fé. Mas os dois heróis, embora sentindo-se profundamente comovidos com as lágrimas de seus parentes, permaneceram fiéis à religião de Cristo.
São Sebastião, que era capitão da guarda pretoriana e muito estimado pelo imperador Diocleciano, sabendo do atentado a Marcos e Marceliano, seguiu de pressa para o cárcere. Com calorosas palavras reavivou-lhes a fé e com tal ardor falou-lhes de Cristo e da preciosidade da alma, que até os próprios parentes converteram-se e coroaram sua vida com o martírio.
Marcos e Marceliano são hoje venerados como santos. De que lhes teria servido salvarem a vida, se tivessem perdido a sua alma?
A alma é o que temos de mais precioso, é o maior tesouro que possuímos.
Salvando a alma, seremos eternamente felizes, mas se a perdermos, seremos eternamente desgraçados. Por isso lembra-nos o Divino Mestre: "Que aproveita, pois, ao homem ganhar todo o mundo, se vier a perder a sua alma? ou que dará o homem em trocade sua alma?(Mateus, 16,26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.