3 de novembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 40

40) O Papa, e os Bispos em união com ele, que constituem?
O Papa e os Bispos em união com ele constituem a Igreja docente, assim chamada porque tem a missão de ensinar as verdades e as leis divinas.
O quadro representa a assembléia geral dos Bispos, Abades, Teólogos insignes, que teve lugar na cidade de Roma, em 1854, para a definição do dogma da Imaculada Conceição.
A forma ordinária do magistério eclesiástico é a pregação; a forma extraordinária é o Concílio Ecumênico, isto é, a assembléia geral do Episcopado católico, sob a presidência do Romano Pontífice ou de um seu representante. Como é importante um Concílio, cuja cabeça é o Papa e os Bispos a ele unidos! É bem a imagem viva daquela unidade, que faz a Igreja triunfar vitoriosa de quaisquer insídias de erros e de falsas doutrinas.
O Papa e os Bispos são os mestres e os pastores da cristandade. A eles está confiado o sagrado depósito da Revelação, contido na Sagrada Escritura e na Tradição. Só a Igreja docente tem direito de interpretá-la e explicá-la, assim como só a ela está reservado o direito de julgar toda questão relativa à fé, à moral e ao culto.
O Papa e os Bispos, como sucessores dos Apóstolos, continuam no mundo a missão de Jesus Cristo, fiéis ao divino mandamento: "Ide pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos mandei" (Mateus-28,19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário