10 de novembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 47

47) Deus criou somente o que é material no mundo?
Deus criou não somente o que é material no mundo, mas também os puros espíritos e cria a alma de cada homem.
Vê no quadro a visão de Jacó. Fugira ele de casa, com medo de seu irmão Esaú, do qual havia extorquido o direito de primogenitura e a benção paterna. Quando se cansou, estendeu-se por terra e adormeceu. Viu uma escada que saindo da Terra chegava até o Céu, até o trono de Deus, e muitos anjos subiam e desciam por ela.
Entre os seres criados por Deus, uns há mais perfeitos; outros, menos perfeitos, à semelhança dos degraus de uma escada, que uns estão mais em baixo e outros mais no alto.
Aos degraus inferiores poder-se-iam comparar as coisas inanimadas e que não tem vida, como por exemplo: a pedra, a água, os metais. Aos degraus do meio, comparar-se-iam as criaturas que tem vida vegetativa, isto é, as plantas. Aos degraus superiores, enfim, poder-se-iam comparar as criaturas que tem vida vegetativa e sensitiva, isto é, os animais irracionais.
Imensamente mais nobre, porém, é o homem, criatura composta de alma e corpo. A alma do homem é espírito e é imortal. Há, no entanto, espíritos ainda mais perfeitos do que a alma do homem: são os anjos, criados também à imagem de Deus e que são puros espíritos, porque não tem corpo.
"Obras do Senhor, bendizei todas o Senhor; louvai-O e exaltai-O por todos os séculos!" (Daniel, 3,57).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.