5 de novembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 42

42) O Papa, como tal, pode errar ao ensinar-nos as verdades reveladas por Deus?
Não. O Papa, como tal, não pode errar ao ensinar-nos as verdades reveladas por Deus, quer dizer: é infaliível como a Igreja.
No dia 8 de Dezembro de 1854 o angélico Pio IX definiu solenemente o dogma da Imaculada Conceição. Esta gema preciosa da Virgem Maria já antevista pelos Profetas do Antigo Testamento, confirmada pelos Evangelhos, valorosamente defendida e ensinada pelos doutores da Igreja em todos os tempos, acabava finalmente por ser sancionada com o sêlo da infabilidade, para alegria de todos os fiéis. Era uma nevoenta manhã de inverno. Pos-se o Romano Pontífice de pé, em seu trono, com toda a pompa do ritual, para proclamar dogma de fé a Imaculada Conceição de Maria. Nesse instante um luminoso raio de sol rasgou as nuvens e foi pousar na fronte do angélico Pio IX.
Quatro anos depois, em Lourdes, Nossa Senhora aparecia a Bernadette Soubirous, para confirmar a palavra do Papa, dizendo: "Eu sou a Imaculada Conceição".
É infalível a Igreja docente, isto é, o Concilio Ecumênico do Episcopado Católico, porque é convocado e confirmado pelo Papa. Assim também o Papa é infalível quando, como Pastor e Mestre de todos os cristãos, fala "ex-cátedra", definindo doutrinas relativas à fé e aos costumes.
"O Romano Pontífice é Pedro que vive pelos séculos em fora". (Cordovani, "Romanidade da Igreja").

Nenhum comentário:

Postar um comentário