22 de novembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 53

53) A alma do homem morre com o corpo ?
Não. A Alma do homem não morre com o corpo, mas vive eternamente, porque é espiritual.
A alma do homem é espiritual, como é espiritual a sua inteligência.
Por ser espiritual é a alma independente do corpo. Eis o motivo pelo qual estão ambos muitas vezes em contradição: por exemplo, o corpo sentindo prazer e a alma imersa em tristeza.
Sendo espiritual, simples e independente do corpo, a alma não pode ser destruída pela morte.
O quadro representa Santa Felicidade, nobre matrona romana do século II. Mulher forte que era, mostra com o movimento enérgico do braço e com a firmeza do olhar, a fortaleza adamantina da sua fé!
Ficando viúva com sete filhos, educou-os como uma verdadeira mãe cristã sabe educar. Acusada ao Imperador, mostrou-se pronta a dar a sua vida por Jesus Cristo, acompanhada pelos filhos. Com heróica fortaleza assistiu ao martírio de todos eles. "Coragem! - dizia-lhes, enquanto eram estraçalhados pelos carrascos e passados a fio de espada - coragem!" E todos, inclusive a mãe, receberam a palma do martírio.
A alma do homem é imortal. Como prova disto aí estão os heróis que deram a vida pela sua fé. Diga-o também a nossa sede de felicidade, a idéia de um Deus justo, que premia o bem e castiga o mal, o consenso de todos os povos, o olhar errante do moribundo, as sepulturas dos nossos mortos, o que tudo nos diz: Ressuscitaremos!
"Eu julgo, pois, que as penas da vida presente, não tem proporção alguma com a glória vindoura que se manifestará em nós" (Rom 8,18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário