4 de novembro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 41

41) Pode a Igreja docente errar ao ensinar-nos as verdades reveladas por Deus?
A Igreja docente não pode errar ao ensinar-nos as verdades reveladas por Deus: ela é infalível, porque o Espírito de verdade a assiste continuamente.
Antes de subir ao Céu Jesus Cristo prometeu a seus discípulos não deixá-los orfãos: "Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mateus, 28,20). Esta divina presença é realmente palpável tanto na Santíssima Eucaristia como na assistência do Espírito Santo à Igreja docente, não a deixando errar.
A Igreja, portanto, no exercício de seu solene e ordinário magistério, tem a inefável prerrogativa da infalibilidade, isto é, da inerrância, porque "o Espírito de verdade a assiste continuamente" (João,14,16).
Observa com que sugestiva plástica soube o artista personificar o magistério da Igreja Católica. Transparece ele no límpido e firme olhar da matrona e em sua fronte luminosa, na qual se reflete a luz de Deus. Com sua mão direita sustenta o facho do Evangelho e com a esquerda segura o ramo de oliveira, símbolo da paz, que só pode florecer no canteiro da verdade. Os anjinhos a seus pés mostram a Sagrada Escritura - fonte da verdade - os mandamentos de Deus e os preceitos da Igreja - normas seguras de vida eterna.
Foi a infabilidade garantida a Pedro por Jesus Cristo com estas palavras: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou com instância para vos joeirar como trigo, mas eu roguei por ti, para que a tua fé não falte; e tu, uma vez convertido, confirma os teus irmãos" (Lucas,22,32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.