14 de novembro de 2009

Catecismo Romano – Parte 2

PARTE PRIMEIRA DO CATECISMO

CAPÍTULO PRIMEIRO

Da fé, e do Símbolo da fé

I. Quanto a fé: 1. Necessidade [1] Nas Divinas Escrituras, o termo "fé" admite várias significações. Aqui vamos falar daquela virtude pela qual assentimos plenamente a tudo quanto nos foi revelado por Deus.

Ninguém terá justo motivo de duvidar que essa fé seja necessária para a salvação, mormente por estar escrito que "sem fé não é possível agradar a Deus". (59)

Realmente, o fim que se propõe ao homem para sua bem-aventurança, é tão elevado que o não poderia descobrir a agudeza do espírito humano. Era, pois, necessário que o homem recebesse de Deus tal conhecimento.

2. Noção Ora, esse conhecimento não é outra coisa senão a própria fé, cuja virtude nos leva a ter por certo o que a autoridade da santíssima Mãe Igreja declara ser revelado por Deus. Nenhuma dúvida podem ter os fiéis das afirmações que vem de Deus, porque Deus é a própria verdade. (60) Este critério nos faz compreender a diferença que vai entre a fé que temos em Deus, e a fé que se dá aos autores de história humana. (60)

3. Graus A fé tem grande extensão, e admite vários graus de grandeza e dignidade, como se depreende da Sagrada Escritura: "Homem de pouca fé, por que duvidaste?" (61) – "Grande é tua fé". (62) – "Aumentai nossa fé". (63) – E ainda: "Fé sem obras é morta" (64) – "A fé que opera pela caridade". (65)

Entretanto, a fé é uma só virtude, e os diversos graus que possa ter entram perfeitamente na mesma definição.

Quantos frutos, e quantas vantagens dela se tiram, é o que vamos ver na explicação dos Artigos.

II. Quanto ao Símbolo: 1. Finalidade [2] Os cristãos devem saber, em primeiro lugar, as verdades que os santos Apóstolos, guias e mestres da fé, inspirados pelo Espírito de Deus, distribuíram nos doze artigos do Símbolo.

Tendo recebido do Senhor a ordem de irem como Seus embaixadores (66), pelo mundo inteiro, a pregar o Evangelho a toda criatura (67), os Apóstolos acharam que se devia compor uma fórmula de fé cristã. Serviria esta para que todos tivessem a mesma crença e a mesma linguagem, e não houvesse separações entre os que foram chamados à unidade da mesma fé, mas fossem todos "perfeitamente conformes no mesmo modo de pensar e sentir". (68)

2. Nome [3] A esta profissão de fé e esperança cristã, que acabavam de redigir, os Apóstolos chamaram-lhe "Símbolo", ou porque se forma das várias proposições que cada um deles apresentou (69), ou porque devia servir de senha para identificar os desertores, os irmãos falsos e intrusos (70) que adulteravam o Evangelho (71), e assim distinguí-los daqueles que verdadeiramente tomavam um santo compromisso na milícia de Cristo.

Creio em Deus

3. Conteúdo [4] Muitas são as verdades que a religião cristã propõe aos fiéis, com a obrigação de aceitá-las numa fé inabalável, quer cada uma delas em particular, quer todas em seu conjunto.

Mas a primeira verdade e a mais essencial, que todos devem acreditar, por ser propriamente a base e o resumo da Revelação, consiste naquilo que o próprio Deus nos ensinou acerca da unidade da essência Divina, da distinção das três Pessoas, das operações que lhes são atribuídas de maneira mais particular. O pároco mostrará, pois, que no Símbolo se contém resumida a doutrina deste mistério.

4. Divisão O Símbolo divide-se em três partes principais, como já diziam os antigos cristãos, quando se punham a explicá-lo com amor e cuidado. A primeira parte trata da Primeira Pessoa da natureza divina, e da prodigiosa obra da Criação. A segunda trata da Segunda Pessoa e do mistério da Redenção dos homens. A terceira afinal descreve, em várias fórmulas adequadas, a Terceira Pessoa, autor e princípio de nossa santificação.

5. Significado dos "artigos" As proposições do Símbolo chamam-se "Artigos", de acordo com uma analogia que nossos Santos Padres usavam com freqüência. Na verdade, assim como os membros do corpo humano se distinguem pelas articulações (72), assim também podemos chamar Artigos as verdades que nesta profissão de fé temos de crer, distintas e separadas umas das outras.

59) Hb 11, 6; DU 801 1793. – 60) Jo 14, 6; DU 1789 1792 1794 1811 2025 2081 2145. – 61) Mt 14, 31 – 62) Mt 15, 28. – 63) Lc 17, 5 – 64) Tg 2, 17 ss. – 65) Gl 5, 6. – 66) 2Cor 5, 20. – 67) Mc 16, 15. – 68) 1Cor 1, 10. – 69) Alusão à lenda de que cada Apóstolo teria formulado individualmente um artigo do Símbolo, antes de se espalharem pelo mundo inteiro. Cfr. S. Ambros. Explicatio Symboli. - 70) Gl 2, 4. – 71) 2Cor 2, 17. – 72) Em latim: articulis. Articulus quer dizer junta ou articulação.

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